Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos

Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos

Sempre me senti em dívida para com o filme Cidadão Kane, e também sempre tive a curiosidade de saber porque o filme é tido como o melhor filme de todos os tempos. Mesmo sem ter lido nada a respeito de Cidadão Kane, eu tinha um pé atrás com o filme, sei lá porque eu achava que era um filme político e não é.
Assisti ao filme e não sei em que se basearam para classificar Cidadão Kane como sendo o melhor filme de todos os tempos.
O filme tem um bom enredo. É baseado em fatos reais, pois se baseia na vida do magnata William Randolph Hearst, que conseguiu que seus jornais não fossem citados no filme, e Orson Welles sempre negou que o filme fizesse referência a Hearst, mas indiscutivelmente faz.
O filme tem ótimos atores e um ótimo diretor Orson Welles. Orson Welles, além de dirigir também encarna o personagem principal do filme, Charles Foster Kane.
O filme tem uma filmagem fantástica, com tomadas inesquecíveis. Dizem que foi muito inovador para a época, 1941, mas ainda hoje, algumas cenas são memoráveis.
Eu teria medo de afirmar que Cidadão Kane é o melhor filme de todos os tempos, pois existem outros filmes ótimos, tanto quanto ele, e dar o primeiro lugar a um determinado filme é cometer injustiça com vários outros.

Detalhe, quando Cidadão Kane foi lançado, não foi muito bem acolhido e só mais tarde perceberam a grandeza do filme, da mesma maneira que aconteceu com Blade Runner, de 1982, anos mais tarde.

Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos

Resenha


Quando Charles Foster Kane era criança, foi vendido pelos seus pais para um banqueiro, que o criou, mas ele não era um bebê, já era uma criança consciente de si mesma e lutou para não sair do lado de seus pais. Ele foi criado sem amor, mas cresceu e se tornou um homem muito rico.
Já adulto ele comprou, entre outras coisas, um jornal, o Inquire, e a partir daí ele começa a mudar a mentalidade das pessoas, e começa a trabalhar com a imprensa sensacionalista.
Charles não sabe amar e vive num deserto de afeto onde tudo o que ele deseja é ser amado. Na impossibilidade de conseguir esse amor, sem dar amor, ele compra. Compra pessoas, compra status social, como obras de arte, constrói uma mansão denominada Xanadú onde tem tudo o que quer, inclusive companhia, embora ele esteja sempre sozinho.
Ele se casa a primeira vez com Emily (Ruth Warrick), por interesse, pois ela é filha de político e ele almeja uma carreira política.
A segunda vez ele se casa com uma cantora lírica, ou quase isto, pois Susan Alexander (Dorothy Comingore) tinha pretensões de se tornar uma cantora de ópera, mas ela não tem voz, carece de talento, porém Charles Kane não vê nisto um empecilho e manda construir um teatro para que ela possa se apresentar. Susan vê que o público não a aceita, mas Charles não se importa com isso, pois ele está acostumado a comprar tudo, inclusive a aceitação do público.
Suas atitudes intempestivas e autoritárias fazem com que as pessoas que o amam ou poderiam amá-lo acabem por se afastarem dele, e o seu segundo casamento também termina.
Na hora que Charles Kane está morrendo, ele pronuncia “Rosebud” (botão de rosa) e isto faz com que cresça uma curiosidade em torno de sua última palavra. O que ele estaria querendo dizer? Rosebud seria uma pessoa? Um lugar?

O filme gira em torno das pesquisas jornalísticas que são feitas em busca do significado de Rosebud, e estas pesquisas vão levando a desvendar a vida de Charles Kane.

Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos

Porque assistir


O filme Cidadão Kane é icônico, ou mais do que isto, é o filme mais icônico de todos os tempos.
Ele é o primeiro filme dirigido por Orson Welles, quando tinha 24 anos, e ganhou o Oscar de melhor roteiro, muito embora merecesse muito mais.
Os atores que aparecem no filme, são atores iniciantes, que depois ganharam destaque na indústria cinematográfica.
Orson Welles interpreta Charles Kane de maneira intensa e chegou a se ferir durante as filmagens.

Cidadão Kane é um filme obrigatório, até para não gostar se for o caso, mas a sua chance de se apaixonar pelo filme é muito grande, pois é um filme que obriga a refletir sobre a natureza humana.

Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos

Preste atenção


O filme possui cenas memoráveis.
Enquanto Charles, ainda criança, está brincando do lado de fora de sua casa em um trenó na neve, uma transação comercial está sendo feita dentro da casa e ele está sendo vendido para um banqueiro. De dentro da casa, dá para ver Charles do lado de fora brincando e falando. No momento em que ele é vendido, sua mãe se levanta e fecha a janela, fazendo com que a voz de Charles suma. A partir daí ele nunca mais será ouvido.

Quando o segundo casamento de Charles começa a ruir, a distância que existe entre o casal é demonstrada pela imensidão da casa onde vivem, uma imensidão que afasta, que cria vazios instransponíveis.
A vida tediosa que Susan vive naquela casa é demonstrada pelo quebra cabeças com milhares de peças, que parece ser a única coisa a dar sentido na vida vazia dela.
A cena em que Susan abandona Charles é impressionante, pois ela vai saindo por uma sucessão de portas que parecem levar ao infinito e Charles, em toda sua grandeza, vai ficando distante e pequeno na medida em que ela vai se afastando e saindo da vida dele.
Depois da morte de Charles, o jornalista Jerry Thompson (William Alland) vai entrevistar Susan procurando saber o sentido da palavra Rosebud e ela é cantora em um lugar decadente, que tem um teto de vidro. A primeira imagem dela é vista de cima, através do teto de vidro e a focalização da personagem demonstra toda a sua pequenez, mostra o quanto ela foi rebaixada pela vida.

Cada cena de Cidadão Kane merece um estudo e uma interpretação. São cenas bonitas, bem filmadas e cheias de significados.

Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos


Fiquei me perguntando o porquê de não ter assistido Cidadão Kane antes, pois realmente é um ótimo filme, um filme que é atual ainda hoje, pois fala da solidão humana e sobre aquilo que o dinheiro nunca poderá comprar.
Eu assisti Cidadão Kane em uma cópia on line, cujo aluguel é R$ 7,90, recomendo muito, pois está ótima.



Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

Um comentário:

  1. Oi Betty... eu assisti este filme há tempos, mais por causa de todo comentário sobre o tanto que era bom e tal... gostei, achei muito interessante as tomadas que você mencionou e acho que muitos diretores beberam da fonte de Cidadão Kane. Acho o filme bem interessante, mas o melhor de todos os tempos não.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita