Somente Elas um filme sobre a sororidade

Somente Elas um filme sobre a sororidade

Somente Elas é um filme que pode ser classificado como comédia dramática, de 1995 (já está com 25 anos), sobre a sororidade, e foi feito num tempo em que o termo sororidade, embora existisse (é de 1970), não era usado. Sororidade é a solidariedade e empatia entre mulheres e é disto que o filme trata.
Pode acreditar no que diz o pôster do filme: Um filme que celebra a arte de sobreviver, o dom da risada e o milagre da amizade.

Já vou dando uma notícia boa agora para deixar você contente: o filme Somente Elas pode ser encontrado no youtube de graça e no final do post tem o link.

Somente Elas um filme sobre a sororidade

Resenha


Jane (Whoopi Goldberg) é uma cantora que trabalha em uma espelunca em Nova York e é demitida, então ela decide tentar uma nova vida em Las Vegas. Querendo chegar até seu destino ela encontrou um anúncio num jornal de uma garota, Robin (Mary-Louise Parker), que estava querendo dividir a direção e os gastos da viagem. Jane topa a parada.
Desde o início fica claro que Jane é gay e que Robin não é. O que tem Jane de bem resolvida, tem Robin de tímida e sonhadora. Robin sonha om um marido, uma casa e dois filhos.
O filme inicialmente parece ser um road movie, e Jane pede para Robin para parar em Pittsburgh para ver sua amiga Holly (Drew Barrymore).
Holly é uma maluquete que mora com Nick (Billy Wirthy), um traficante drogado, paranoico e que bate nela. Ela está num relacionamento abusivo e não sabe como se desvencilhar de seu destino.
Numa briga entre Holly e Nick, assistida por Robin e Jane, Holly bate com um taco na cabeça de Nick, e, para se ver livre dele, as três o imobilizam em uma cadeira e fogem.
São três personalidades diferentes dentro de um carro e a parte cômica fica por conta de Holly.
Mal começam a viagem. Holly resolve voltar para Nick, pois está grávida e acha que o filho pode ser dele, além do mais ela sente falta dele. Ela toma um ônibus e segue em direção a Nova York.
Num posto de estrada, Robin e Jane vêm em um jornal que Nick está morto e que foi assassinado com um taco de beisebol, daí não resta outra alternativa a não ser resgatar Holly para que ela não volte para Nova York e seja presa.
Depois que Holly é resgatada, elas seguem viagem até Tucson, onde resolvem alugar uma vila para morarem juntas.
A partir daí o filme alterna entre momentos cômicos e dramáticos, mas em momento algum cai no lugar comum. É um filme único e mostra como funciona a sororidade, a maneira que essas três mulheres vão criando um vínculo e formam uma espécie de família.

O filme Somente Elas conta ainda com Matthew McConaughey, lindíssimo, no papel de Abe (Abraham Lincoln), um policial que se apaixona por Holly, mesmo ela estando grávida.

Somente Elas um filme sobre a sororidade


Porque assistir


Somente Elas trata de temas importantes, embora não de maneira profunda, como: homofobia, racismo, relacionamento abusivo e feminismo.
Talvez por ter sido feito no ano de 1995, o diretor Herbert Ross, não se aprofundou muito nos temas, pois era uma época menos panfletária do que a que estamos vivendo, mas ainda assim ele o fez de maneira a não deixar que os assuntos passassem desapercebidos.
O filme Somente Elas tem uma aura de feminismo, mas mais do que isto, é um filme sobre mulheres e sobre sororidade.


Somente Elas um filme sobre a sororidade


Preste atenção


Somente Elas tem uma trilha sonora maravilhosa e Whoopi Goldberg canta duas músicas, uma no começo e outra no final, mostrando todo o seu potencial artístico como cantora. Whoopi é perfeita!!!!
Somente Elas começa com Whoopi cantando Piece Of My Heart, da Janis Joplin de uma forma tão intensa que só pela música já valeria assistir ao filme e termina com ela cantando I Got it, numa versão intimista e totalmente emocionada.
Aproveite e ouça a trilha completa no Youtube, pois é simplesmente adorável.





Eu assistiria a este filme de qualquer maneira, pois adoro a Whoopi Goldberg como atriz e como cantora, e também adoro a Mary-Louise Parker, uma atriz que não é tão chamativa no céu estrelado de Hollywood, mas que tem ótimos filmes e uma série interessantíssima, Weeds, em sua filmografia.
Whoopi Goldberg dispensa apresentações e a Drew Barrymore, embora seja uma atriz mais irregular, está perfeita no papel de Holly.


Somente Elas um filme sobre a sororidade


Eu já tinha assistido Somente Elas anteriormente e achava que me lembrava dele, mas na verdade só me lembrava do final (que é lindíssimo) e das músicas, então me surpreendi com o ótimo enredo.
Alguns críticos comparam o filme com Tomates Verdes Fritos e/ou com Thelma e Louise, que também são filmes que tratam da sororidade, mas, embora sejam ótimos filmes, não têm traços em comum com Somente Elas. Somente Elas é um filme original, inovador e muito delicado. Prepare-se para rir, chorar e se identificar com estas três mulheres impares e ainda assim tão coesas.
Aqui está o filme para você ...




Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

11 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho21 de agosto de 2020 14:31

    Oi Betty... estava aqui pensando se já assisti este filme, por via das dúvidas vou conferir, rsrsrs Três atrizes maravilhosas e uma história envolvente é o que estou precisando para o dia de hoje!!!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é lindo! Feminino e feminista. Vc vai amar.
      Beijos

      Excluir
  2. Que elenco incrível Betty! Adorei a resenha do filme.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena.
      Tenha um ótimo final de seman.
      Beijos

      Excluir
  3. Que dica linda Betty, fiquei super interessada em assistir! Eu me lembro de ter ouvido falar desse filme, mas nunca cheguei a assistir. Nunca é tarde, né? Ainda mais com uma história e um elenco tão bacana. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é lindo e nada piegas. Acho que vc vai gostar.
      Beijos

      Excluir
    2. Muito boa sua dica Betty. Não tinha assistido e amei. Valeu. Bjs.

      Excluir
  4. Gostei muito de tudo o que esta escrito. tentei abrir o filme e não consegui. Também, hoje já é tarde amanhã tento de novo. Obrigada. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho certeza de que não assisti, mas vou vê-lo agora. O elenco é ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. OI Betty, eu adoro as suas dicas de filmes. Já anotei aqui para assistir "Somente Elas". Que bom que você deixou aqui no seu post. Eu simplesmente amei "Tomates Verdes Fritos" e "Thelma e Louise". Eu tenho a sensação de que já assisti a "SOmente Elas", mas realmente não me lembro. Muito bom ver as temáticas atuais já refletidas em filmes mais antigos.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  7. Adoro as tuas dicas de filme. Vou levar a sugestão. Grata por partilhares amiga ! Beijinhos

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita