E o machismo continua aí em pleno século XXI

Kendall Jenner - antes e depois

Estou eu feliz no instagram e me deparo com um meme que diz: “Se você gosta de mulher bonita, arruma a sua ué! Não existe mulher feia, existe homem miserável”. Pronto, já comecei a passar raiva, e como se não bastasse vou lá ver os comentários e vejo que tem um bando de idiotas aplaudindo! Mulheres aplaudindo! Pode isso, Arnaldo?
Mas vamos ser justas, muita gente esperneou também não concordando com este absurdo machista.
O que se vê neste pensamento embolorado é que muita gente ainda acredita que quem deve pagar pelo tratamento de beleza da mulher é o homem.
“Não existe mulher feia, existe homem miserável” – miserável é quem escreveu isto aí. Desde quando eu preciso de um homem para bancar meus peitos de silicone? São meus, eu paguei por eles e nunca precisei de ninguém para fazer isto por mim.
Eu já tinha engolido seco há uma semana atrás quando entrei numa clínica nova para aplicar bottox e a profissional que me atendeu me deu parabéns pela minha aparência e concluiu que meu marido deveria ser um doce de pessoa (ele é mesmo), por concordar com os meus tratamentos estéticos. Daí eu arrepiei, pois ele não tem que concordar com nada, a cara é minha e eu faço dela o que eu quiser. Quem paga por todas as bobagens que eu faço na minha própria cara sou eu mesma! Nunca pedi nem dinheiro e nem autorização para fazer qualquer procedimento, é certo que o maridex quase caiu de costas quando, há um tempo atrás, umas sobrancelhas de hena ficaram pretas demais e eu fiquei com um ar de Grouxo Marx.
Me dói pensar que em pleno século XXI existem mulheres que precisam pedir autorização aos maridos para fazerem qualquer procedimento estético, como se o corpo não lhe pertencesse, e fosse uma propriedade marital, pior ainda quando além da autorização ela precisa pedir dinheiro para fazer qualquer coisa que deseje e que só diz respeito a ela.
Mais triste do que um homem machista é uma mulher machista que acha que isto é certo, que é normal ser sustentada por um homem e concordar que ele interfira em seu corpo, seu cabelo ou sua roupa.
Mas daí você vai dizer que existem mulheres que só trabalham em casa, e isto é verdade. Minha tia, irmã de minha mãe era engenheira e casada com um Procurador da República. Embora ambos trabalhassem e ganhassem bem, ele entregava todo o salário dele para ela, pois quem administrava a casa era ela, então, nada mais justo que o dinheiro do casal fosse administrado por ela. Segundo ele, o pai dele fazia o mesmo com a mãe dele, pois antigamente todas as mulheres só trabalhavam em casa, com raras exceções, e como ela era a administradora do lar, então a responsabilidade sobre o dinheiro era dela. Acho justo.
Se a mulher trabalha em casa para o bem da família, então ela é a administradora do lar e como tal precisa ser responsável pelas finanças sem ter que ficar pedindo dinheiro para o marido para fazer o básico pela sua família. Se a família tem condições monetárias, não vejo porque ela não pode usar deste dinheiro para se cuidar e se amar.
Mulheres não se vejam como cidadãs de segunda categoria por trabalharem em casa, pois este trabalho é tão nobre como qualquer outro, mas deixe claro a sua importância no contexto familiar.
Está na hora das mulheres e homens se desgarrarem deste posicionamento rançoso de que o homem é o provedor e a mulher deve ser provida.
Chega deste machismo barato e vamos em frente lindas e maravilhosas, fazendo de nosso corpo e de nossa cara o que bem quisermos, mesmo que algumas vezes dê errado e as sobrancelhas fiquem um tanto comprometedoras.

Foto: Usei a imagem da Kendall Jenner antes e depois para ilustrar, pois as fotos mostram bem o que o dinheiro pode comprar e, nenhum homem comprou esta aparência para ela, não é mesmo?

O meme original é bem pobrinho, mas aí está ele para você ter uma ideia...



Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

7 comentários:

  1. E triste ver as mulheres sendo machistas, mas é compreensivel pois a sociedade patriarcal nos moldou para perpetuar isso, precisamos diariamente quebrar esse paradigma e evoluir para não cairmos nessas armadilhas. Aqui sempre que possivel eu faço as correções e sou corrigida também. Penso que cada um tem direito ao seu corpo e ninguém tem direito de opinar sobre o mesmo se não for solicitado.
    Amei sua reflexão!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide,
      Deu pra perceber que este meme fez meu sangue ferver, pois não consigo acreditar que ainda possa existir gente assim!
      Beijos

      Excluir
  2. Jane Quintela de Carvalho16 de setembro de 2020 22:29

    Oi betty... nunca pedi um centavo para o meu marido para fazer qualquer coisa, de comprar calcinha a fazer peeling no rosto (o máximo que cheguei até agora de procedimento estético!)... sempre fui muito independente, mas antes de fazer qualquer coisa eu falo com ele, explico o que vou fazer e ele é um doce de pessoa, sempre me apoia, sempre foi assim... as festas de aniversário dos meus filhos quase tudo eu pago e ele sempre me apoiando nos meus projetos malucos. Mas tem muita mulher que até gosta desse controle dos maridos, sabia? Sempre teve e sempre vai ter, é algo cultural, veja em que século estamos e ainda tem muita gente assim. O que fazer? Educar os nossos filhos (no meu caso alunos também!), para as próximas gerações.
    Beijossss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido também me apoia e gosta. Eu falo que vou fazer para que ele não leve um susto, como já aconteceu com as sobrancelhas.
      Acho que tem mulher que gosta de ser mandada, na verdade é mais fácil, pois não tem que tomar decisões.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Betty, tudo bem? Não sou "feminista", mas adoro ser mulher! Se outras vidas eu tiver e puder escolher, quero ser Mulher!Linda, do jeito que eu escolher!
    Beijo carinhoso! Felicidades para você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jossara,
      Todas nós somos feministas, de um jeito ou de outro. O problema é o feminismo antigo que é um tanto agressivo e mete medo, não apenas nos homens, mas também em nós mulheres.
      Mas apoio mulheres, trabalho para mulheres , tenho uma filha mulher, sou mulher, então sou feminista sim.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Betty, gostei da sua reflexão , um dos motivos que eu não tenho redes sociais é que infelizmente redes sociais é um solo fértil para propagação desse tipo de coisas, além de discursos de ódio e julgamentos. Não tenho psicológico para essas coisas.
    Acho que está na hora de vermos a beleza de forma mais natural também , isso de só ser bonita "arrumada" é um problema, pq atrela beleza a dinheiro. Beleza é muito mais que isso.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita