Hábitos de autocuidado das mulheres poderosas e realizadas

 

Hábitos de autocuidado

Autocuidado é uma forma de amor próprio. São as maneiras de proteger sua saúde física e mental e estas maneiras devem se tornar hábitos em sua vida, pois devem ser praticadas regularmente.

As mulheres poderosas e realizadas sabem que é importante ter hábitos de autocuidado, pois não adianta trabalhar muito e não se cuidar o suficiente, pois mais hora, menos hora a máquina humana falha. Pode se dizer que os hábitos de auto cuidado são uma espécie de combustível que mantem você saudável tanto física quanto mentalmente.

Eu tenho alguns hábitos de autocuidado, mas não todos que vou citar aqui. Antes de começar a escrever um post eu sempre pesquiso muito, então a lista que você vai ver a seguir não é apenas minha, mas sim os hábitos de auto cuidado de mulheres poderás e realizadas, que sabem como não deixar a peteca cair e sempre guardam um tempinho para elas mesmas.

 

10 hábitos de auto cuidado para você incorporar no seu dia a dia

 

1. Praticar exercícios físicos

Por mais atarefada que você esteja ou seja, guarde um tempo do seu dia ou ao menos alguns dias da semana, para se exercitar e faça disto um hábito. Vida sedentária acaba cobrando um preço alto conforme os anos vão avançando, então tenha em mente que você não está perdendo uma hora do seu dia ao se exercitar, mas sim ganhando saúde quando faz isto e evitando idas ao médico.

Você precisa encontrar um exercício físico que agrade você, pois não adianta tentar fazer ioga se você é mais energética e gosta mais de corridas. Descubra a atividade física que mais agrada você e comece a praticar hoje mesmo. No começo pode ser difícil, mas na hora que você se habituar, vai gostar e sentir falta.

 

2. Dormir bem

Aqui está um item que é mais um “faça o que eu digo e não faça o que eu faço!”. Eu ando dormindo menos do que eu preciso. Com a pandemia a minha vida virou do avesso.

Eu tinha uma empregada mensalista, hoje só tenho uma faxineira. Meu marido fazia serviços bancários, administrava nossos imóveis e ia ao supermercado. A coluna dele está cada vez pior, então eu tive que assumir a parte que era dele.

Resumindo: estou sobrecarregada de tarefas diárias. Sabe o que eu faço? Eu roubo umas horinhas de sono para ter mais tempo durante o dia.

Acredite, isso não dá certo, pois quando chega o final de semana eu caio dormindo e meu corpo tenta recuperar o sono que fiquei devendo durante a semana. Já teve domingos que eu levantei somente para almoçar e depois dormi até segunda-feira.

Reduzindo horas de sono eu acabo ficando meio letárgica o dia todo e acabo produzindo menos, meu trabalho rende menos, então preciso urgentemente voltar ao meu ritmo normal.

Dormir pouco faz mal para o corpo e para a mente. Dormir não é tempo perdido é poupança de saúde física e mental.

Hábitos de autocuidado

3. Alimentação saudável

Taí um item que vai bem a semana toda, mas em que eu falho nos finais de semana. Com jeito eu ainda vou chegar lá.

Eu sou vegetariana, o que ajuda muito, pois o fato de não comer carne faz com que minha pressão sanguínea seja mais baixa do que a da maioria das pessoas e o meu colesterol bom é fantasticamente alto.

Dê uma chance ao seu organismo e ao planeta diminuindo a sua ingestão de carne, ou até mesmo eliminando. Você sabia que a falta de carne pode causar uma doença,anemia, mas se você administrar bem a sua alimentação a anemia não vai ter chance de chegar perto do seu organismo. Já a ingestão de carne pode causar 72 duas doenças. Nem vou listar aqui, mas se você procurar vai encontrar com facilidade na internet.

Meu problema são os doces do final de semana. Eu sou uma formiga!!! Excesso de açúcar não faz bem para ninguém e este é o meu grande pecado alimentar.

 

4. Ter um hobby

Ter um hobby faz com que você desestresse e se sinta relaxada. Eu já andei falando sobre a importância de ter um hobby e também como encontrar um novo hobby ou passatempo.

Se você estiver sem ideia de qual hobby escolher, então veja esta lista com 25 hobbies ou passatemposmuito bacanas.

 

5. Ser grata

Hoje em dia se fala muito sobre gratidão, mas você tem mesmo agradecido pelo que você tem na vida?

Antes de dormir pense em tudo que você tem, pense nas sus conquistas durante a vida, agradeça cada privilégio que a vida tem lhe concedido.

Quando mais você agradece, mas coisas boas chama para a sua vida. Mulheres realizadas sabem dar valor as suas realizações e é isto que faz com que elas sejam poderosas.

Saber agradecer tem um poder imenso, pois quem é grata sabe que o universo conspira a seu favor. 

Hábitos de autocuidado

6. Ouvir seu corpo

Eu tive câncer de mama e até hoje me cobro por não ter ouvido meu corpo. Meu câncer de mama foi decorrente de uma reposição hormonal e se eu tivesse ouvido meu corpo e parado com os remédios antes, talvez eu não tivesse a doença.

Eu nunca tive acne e com a reposição hormonal minha pele começou a apresentar espinhas dolorosa e cravos. Eu reclamei com o meu médico e tudo que ele disse foi para que eu fizesse limpeza de pele.

Minha pele estava reclamando, gritando alto com aqueles hormônios, e se eu tivesse ouvido seria bem melhor.

Se você está com algum sintoma físico que não estava lá antes, não culpe o estresse, não pense que você está somatizando. Só se pode dizer que o motivo é emocional quando já foram eliminadas todas as possibilidades de serem problemas físicos. Muita gente culpa primeiro o emocional e só depois vai atrás das causas físicas, não faça isto! Ouça seu corpo, ele não costuma estar de mimimi. Dores, febres e quaisquer reações precisam ser pesquisadas, elas não surgem do nada.

 

7. Tomar sol

Eu tive que começar a tomar sol devido a uma carência de cálcio que eu tenho desde criança, e que se agravou com o tratamento do câncer.

Sol pode causar câncer de pele, mas taí um remédio que se você souber usar só vai fazer bem. Respeite os horários e tome sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas.

Sol é vida, além de estimular a produção de vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio no organismo, a sua disposição física sempre melhora depois de um banho de sol.

Se você não puder tomar sol todos os dias, programe-se para tomar sol três vezes por semana, por 20 minutos de cada vez.

Sua cor branco-palmito adquirida por anos de escritório pode até ter seu charme, mas não é nada saudável, então trate de se livrar dela com um banho de sol diário.

 

8. Ter um tempo para si mesma

É importante guardar um tempo para si mesma, um tempo para não fazer nada, ou aparentemente não fazer nada, pois na verdade esse tempo de ócio é o tempo para repor as suas energias, para dar uma chance a sua criatividade.

Por mais que o seu dia a dia seja corrido, guarde uns minutinhos para descansar seu corpo e sua mente, aqueles preciosos minutinhos para respirar fundo e lembrar que você existe independente do seu trabalho, dos boletos para pagar, dos filhos, do marido, enfim são nesses momentos em que você vai se sentir viva e única, e acima de tudo, em conexão com o universo.

Hábitos de autocuidado

9. Ter um animal de estimação

Bicho é tudo de bom, pois é o amor mais desinteresseiro que você vai dar e receber. Para um bichinho você não é feia e nem bonita, não é alta e nem baixa, não é rica e nem pobre, não é velha e nem nova, para o seu animalzinho de estimação você é amor e isto basta para ele.

É incrível a confiança que um gato ou um cão deposita em seu dono, pois para eles somos como deuses.

Este amor, esta troca, revigora qualquer ser humano, cria uma responsabilidade para com a vida e uma interação desinteressada.

 

10. Ter uma rotina

Uma mulher poderosa e realizada tem uma rotina, pois a escada para a vitória é construída degrau por degrau e você não consegue chegar ao todo em um salto, mas sim escalando conforme a sua capacidade.

Ter uma rotina significa planejar seus horários de trabalho, de lazer, guardar um tempo para interagir com os amigos, ter tempo para dormir bem e para se alimentar bem.

Uma rotina não significa viver de maneira tediosa, mas sim de maneira organizada.

 

Você já tem alguns destes hábitos de autocuidado? Qual ou quais? Tem mais algum hábito de autocuidado que você incluiria nesta lista?


Fotos: @sarahharris , Chinh Le Duc e Rowan Chestnut via Unsplash@gosto_disto_moda

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

6 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho24 de setembro de 2020 18:34

    Oi Betty, passei com 10+estrelinhas nesta lista, rsrsrs
    Faz um tempinho que tenho estes hábitos e eu acrescentaria ter bom humor, rir, rir de si mesma,
    rir com os amigos e familiares.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane,
      Saber rir de si mesma é imprescindível para se dar bem na vida.
      Beijos

      Excluir
  2. Gabaritei amiga, mas somente após os 30 anos entendi o valor desses autocuidado, antes me sentia imortal, e me deixava para depois, porém a maternidade me assustou e comecei temer o futuro caso não me cuidasse, aos poucos fui me colocando em primeiro lugar, para eu estar bem e feliz, e assim ser uma mãe melhor, uma esposa melhor, uma amiga melhor e uma profissional melhor. E tenho entre amigas pessoas que estão envelhecendo, só reclamando sem entender a máxima "ama teu próximo como a ti mesmo"... Que para mim é regra, só sou capaz de amar o outro na mesma medida que me amo.
    Muita luz e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide,
      A maternidade dá um outro sentido para a vida, eu também passei a me cuidar mais depois que minha filha nasceu, como eu a criei sozinha, morria de medo de morrer e deixar ela sem rumo no mundo.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu tenho outro hábito, sim, Betty: Rezar, cuidar carinhosamente do espírito. Acender velas, que me fazem muito bem. Ilumino a casa, enquanto dou luz para o meu interior.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Betty!
    Eu só não tenho um animal de estimação para a minha lista ficar completa, rsrs.


    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita