Ratched a série de terror mais chique que você já viu


Ratched série da Netflix

Eu me interessei pela série Ratched pelo fato de ser ambientada nos anos 40, mas não sabia absolutamente nada a respeito da série e esperava que fosse uma série de suspense, e até é, mas a tônica principal é o terror. Embora seja uma série macabra, daquelas que em algumas cenas eu fechei os olhos para não ver, não tenha medo de ser atingida de cheio por um terror escatológico como o de muitos filmes para adolescentes. Com Ratched você não vai correr o risco de ver baba verde e nem monstrinhos deformados.

Ratched série da Netflix

Resenha

 

Em 1947, Mildred Ratched se dirige para Lúcia, na Califórnia e se hospeda em um hotel, para buscar emprego em um hospital psiquiátrico luxuoso que existe na cidade.

Ela trapaceia e mente de todas as maneiras para conseguir uma vaga no local.

Neste mesmo tempo, está sendo levado para este hospital, Edmund Tolleson, um serial killer que matou quatro padres, e que deve ficar sob observação psiquiátrica para verificar se ele é louco ou tem consciência o bastante para ser executado pelos crimes que cometeu.

Edmund Tolleson é irmão de Mildred Ratched, embora ela não revele para ninguém este fato e ela vai fazer de tudo para libertá-lo.


Ratched série da Netflix

Curiosidades

 

1. Mildred Ratched foi inspirada na enfermeira, de mesmo nome, do filme Um Estranho No Ninho, de 1975, onde Jack Nicholson faz o papel de Radle Patrick McMurphy, um prisioneiro que para não trabalhar, simula doença mental e vai parar em um hospital psiquiátrico.

Eu não assisti Um Estranho No Ninho, mas o diretor de Ratched, Ryan Murphy, focou na vida da enfermeira Ratched antes de 1975, com todos os seus traumas de infância e sexualidade mal resolvida, para criar a personagem.

A série vai ter quatro temporadas e vai evoluindo no tempo, até chegar em 1975, quando então vai se mesclar com o roteiro do filme que deu origem à personagem da série.

2. O diretor Ryan Murphy é o mesmo do seriado Hollywood, cuja crítica você já leu aqui na semana passada, e que também se passa nos anos 40.

Se você assistiu Hollywood vai notar que a estética é a mesma, pois o trabalho de figurino e cenário é primoroso em ambos as séries.

Ratched série da Netflix

Porque assistir

 

1. Ratched tem um elenco de estrelas de primeira linha e você vai poder ver grandes atuações de...

Sarah Paulson (Oito Mulheres E Um Segredo), como Mildred Ratched;

Finn Wittrock (Versace – American Crime Story), como Edmund Tolleson;

Cynthia Nixon (Sex And The City), como Gwendolyn Briggs;

Sharon Stone (Instinto Selvagem), como Leonore Osgood;

Vincent D’Onofrio (Law & Order: Criminal Intent), como Governador George Wilburn.

 

2. A série trata de temas importantes, como o preconceito contra homossexuais e mostra que as pessoas eram internadas por serem gays, pois acreditava-se que pudessem ser curadas.


Ratched série da Netflix

Preste atenção

 

Embora à série seja fictícia, os tratamentos usados nos internos no hospital psiquiátrico eram comuns naquela época e hoje são tidos como torturantes e totalmente ineficazes, ou mais do que isso, em vez de curar, pioravam a situação dos pacientes.

A lobotomia era aplicada e acreditava-se que com ela se poderia livrar o paciente do mal que sofria, mas a verdade é que a pessoa acabava destruída social e emocionalmente.

O tratamento hidroterápico na banheira de água fervendo só servia para apavorar o paciente e era totalmente ineficaz.


Ratched série da Netflix

Figurinos e cenários

 

Ratched retrata o final dos anos 40, entre 1947 e 1948, no pós guerra e o figurino da enfermeira Mildred foi desenhado com inspiração nos modelos de Christian Dior da época.

Quando logo no primeiro episódio, Mildred Ratched vai pedir emprego no hospital psiquiátrico, ela está usando um tailleur amarelo, com saia rodada e casaco cinturado que é um dos looks mais chiques que você verá em uma série.

Os figurinos seriam o correspondente do filme O Diabo Veste Prada, dos anos 40.

Outra coisa que impressiona são os cenários externos, com estradas costeiras deslumbrantes.

O hospital tem um cenário amplo e luxuoso, com estilo pós art deco, mas ainda guardando características de linhas puras como pede o art deco californiano.

 

Ainda que você não seja fã de filmes e séries de terror (eu não sou), vai acabar se apaixonando por Ratched, pois não é um terror sobrenatural, mas algo possível e o que acaba prevalescendo é o suspense.

Eu marotonei a primeira temporada em um final de semana e, se você não tiver programa melhor para fazer, Ratched pode ser uma boa pedida.


Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

7 comentários:

  1. BETTY GAETA,
    SOU SEGUIDOR FAZ TEMPO E ESTAS SERIES DA NETFLIX SÃO SENSACIONAIS.TENHO NETFLIX!
    NÃO É BOM DIVULGARMOS A FELICIDADE?
    PENSANDO NISSO ACABO DE LANÇAR E PARA DAR UM POUCO MAIS DE FELICDADE A TODOS NÓS O BLOG "MUSICA É FELICIDADE" E COMO SEU ANTIGO SEGUIDOR ESPERO SUA PRESENÇA POR LÁ E QUEM SABE NOS AJUDE A POSTAR UM LINK DE UMA MÚSICA DO SEU AGRADO?
    PARA TODAS AS SUGESTÕES SERÁ DADO CRÉDITO AO BLOG NA PUBLICAÇÃO.
    CONTO COM VOCÊ.
    VAMOS AJUDAR A SEMEAR FELICIDADE?
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi paulo,
      Estarei lá. Não entendo muito de músicas, apenas gosto.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Betty! Oxalá essa série passe também aqui. Fiquei super interessada, até porque adoro a elegância do vestuário usado nessa época. Obrigada pela sugestão. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina,
      A série é da Netflix. Acho que já deve estar em Portugal, pois o lançamento foi mundial.
      Beijos

      Excluir
  3. Não costumo ver séries. Bom fim de semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  4. Jane Quintela de Carvalho3 de outubro de 2020 07:20

    Oi Betty... eu também gostei muito e não sabia dessa conexão com o filme "Um Estranho no Ninho", já estou ansiosa para a 2ª temporada. Terminei de assistir "As Crônicas de Frankenstein" com Sean Bean (que eu amo!), não sei se é do seu gosto, mas a série é muito boa.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  5. Uau! Resenha incrível. Já adicionei a série para ver.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita