15 dicas de como não engordar no Natal

 

Como não engordar no Natal

Todo Natal eu engordo e antes mesmo de começar dezembro eu vou ficando preocupada com as festas e com o meu peso. Este ano jurei que vai ser diferente. Eu passo as festas de fim de ano no Palace Hotel em Poços de Caldas, e, devido à pandemia, este ano vai ser a primeira vez que vamos viajar.

Por passar o Natal fora de casa não posso escolher que receita fazer ou não, e as tentações da ceia de Natal no hotel são muitas!

Decidi que não vou engordar este Natal, ou ao menos não vou engordar 4 quiilos como acontece todos os anos e para isso fui procurar dicas de nutricionistas na internet. Para falar a verdade, a maioria destas dicas eu já conhecia, e elas servem para o ano todo, não apenas para o Natal, mas desta vez vou colocar em prática.

Se você também não quer engordar no Natal siga estas 15 dicas, ou ao menos algumas delas.

 

1. Coloque todos os doces em um só prato de sobremesa

Na hora que você for se servir de doces, coloque tudo o que vai comer em um pratinho de sobremesa. Não vale remontar sobremesas, coloque lado a lado. A sua cota vai ser aquele pratinho, não vale repetir.

 

2. Faça exercícios antes e depois do Natal

Eu ando bem preguiçosa nos últimos tempos e tenho arranjado todas as desculpas para não fazer exercícios, mas pretendo começar a caminhar ainda nesta semana e pretendo levar minhas roupas e tênis de ginástica para o hotel. Quero manter o ritmo de caminhar todos os dias, tanto antes quanto depois do Natal.

Se você já tem um ritmo de exercícios, então não pare por conta das festas de fim de ano, mantenha! Se não tem, então vem comigo e vamos começar já.

 

3. Coma uma fruta antes da ceia

Não vá para a ceia com o estomago vazio. Coma uma fruta antes para evitar comer como uma louca. Tem gente que sente mais fome com maçã (é o tal buraco no estômago), então o melhor é comer uma banana, pois aumenta a sensação de saciedade.

 

4. Escolhas sobremesas saudáveis

Além da dica de comer só um prato de sobremesa, se puder, escolha sobremesas saudáveis, como frutas, e evite as apaixonantes gordices.


Como não engordar no Natal

5. Evite alimentos que tenham muita gordura

Eu não como carne, então não tenho muito problema com alimentos salgados gordurosos, mas tenho problemas com doces gordurosos, principalmente aqueles com cremes e chocolate.

O melhor é evitar ao máximo os alimentos gordurosos, sejam eles salgados ou doces.

 

6. Comece pela salada

Quando for servida a ceia, comece pela salada. Faça um belíssimo prato de verduras e legumes. Neste caso pode exagerar, pois vai tirar o foco dos alimentos quentes que são mais engordativos.

Lembre-se, salpicão ou maionese não vale como salada, ok?

 

7. Não fique comendo as sobras

Como sobra muita comida da ceia de Natal, normalmente as famílias ficam comendo as sobras pelo resto da semana, e o mesmo acontece no hotel (em menor proporção, mas acontece). Você vê muito “requentê de ontê” depois do Natal.

Evite ficar comendo sobras, se o Natal foi no seu apartamento, dê o que sobrou da ceia para o porteiro do prédio ou para a faxineira, arrume um jeito de se livrar das tentações, pois se os restos mortais do Natal ficarem na sua geladeira, você vai comer.

 

8. Beba muita água

Você sabe que deve beber muita água e a maioria das nutricionistas recomenda 2 litros de água por dia, e esta é a quantidade média de água que uma pessoa deve tomar, mas na verdade a quantidade varia de pessoa para pessoa.

Você sabe quanta água o seu corpo necessita por dia? Dê só uma olhada na quantidade real de água que você precisa beber por dia para emagrecer e se manter saudável.

 

9. Não repita – dê 15 minutos

Você acaba de comer, e comer bem, e ainda sente fome? É que o seu cérebro demora um pouquinho para receber a mensagem que o seu corpo já está satisfeito. Evite repetir os pratos da ceia de Natal, dê um tempinho, por volta de uns 15 minutos, até o seu cérebro entender que você já comeu o suficiente.

 
10. Chiclete mentolado

Tenha sempre na bolsa chiclete mentolado, de preferência diet, ou tictac de hortelã. O mentol cria uma sensação de saciedade e faz com que você pare de beliscar.


Como não engordar no Natal

11. Coma devagar

Dizem que devemos comer os líquidos e beber os sólidos, o que significa que você deve sentir ao máximo aquilo que está comendo. Mastigue muito bem e coma devagar, pois você não está numa ceia de Natal para comer correndo e cumprir horário, mas sim para desfrutar aqueles momentos com os parentes e amigos.

 

12. Cuidado com as bebidas alcóolicas

Você pode e deve tomar a sua taça champanhe ou seu copo de vinho no Natal, mas evite o segundo copo, pois bebidas alcóolicas são calóricas e não adianta nada você economizar calorias em doces e salgados, para depois bebê-las.

Durante a ceia prefira água ou sucos sem açúcar.

 

13. Saia da mesa

Se você acabou de comer, levante da mesa, pois se você ficar sentada perto da comida, a tendência é ficar beliscando. Dê uma volta, converse com quem está na festa, ponha uma música e dance, enfim, tire o foco da comida.

 

14. Use roupa justa

Não estou dizendo que você deve usar uma roupa menor do que o seu número, mas escolha uma roupa que você a sinta no corpo, como uma saia com cinto, uma pantalona de cintura alta, pois a roupa ajustada faz com que você fique consciente do seu corpo, diferentemente de um kaftan, por exemplo.

 

15. Pegue mais leve nas refeições pós Natal

O Natal acabou e você abusou da comida, mas já deu as sobras natalinas para quem tinha que dar, então é hora de partir para refeições mais leves, com menos calorias, para compensar os excessos alimentares cometidos no Natal.

Não deixe para amanhã a dieta que pode começar já.


Fotos: KrakenImages via Unsplash, e Pixabay

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

4 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho18 de novembro de 2020 16:55

    Oi Betty... amei a dica de usar roupa justa, rsrsrs Aí não tem jeito mesmo!!!
    Eu estou com pedras na vesícula, variassssss, a ponto de já estar na fila para
    fazer a cirurgia , então não posso comer nada gorduroso, não estou comendo doces,
    só o sorvete que tomo um pouco. Já emagreci 1 kg.
    Meu Natal vai ser bem enxutinho, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas dicas, realmente comer salada antes dá a sensação de saciedade e você come menos.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Dicas preciosas. Vou tentar colocá-las em prática.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty, vim correndo nesse post de utilidade pública. kkk.
    Preciso muito dessas dicas. Vou espalhalá-las em post-its pela casa. kkk
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita