Como escolher o imóvel dos seus sonhos

Como escolher o apartamento dos seus sonhos


Uma aquisição completa, a escolha pela casa ou apartamento dos sonhos passa por uma série de etapas que envolvem bastante reflexão e grandes decisões. Você pode até escrever “apartamento a venda no jardim américa”, mas talvez esse seja só o primeiro passo de muitos até o fechamento do negócio

Nesse post, iremos trazer para você informações baseadas em orientações de especialistas do setor imobiliário sobre todas as questões que envolvem a realização dessa conquista. Boa leitura!

 

1. Qual é a necessidade?

 

Antes de mais nada, é fundamental compreender qual é a sua verdadeira motivação para comprar uma casa ou apartamento. 

 

Pode ser a necessidade de sair do aluguel, planos para aumentar a família ou simplesmente é um sonho que precisa ser realizado. O importante é fazer a reflexão e, com base nela, partir para o próximo capítulo.

 

2. O que é segurança para você?

 

Cada pessoa tem uma visão do que acredita ser ideal em termos de segurança onde deseja morar. Para alguns, um bairro tranquilo e sem ocorrências de violência é o bastante. 

 

Para outros, é indispensável um condomínio cercado de câmeras, cercas e segurança particular para garantir a harmonia e a integridade dos moradores. Qual cenário se adequa mais às suas expectativas?

Como escolher o apartamento dos seus sonhos

 

3. Um giro sobre os benefícios do bairro

 

A escolha pelo apartamento perfeito tem tudo a ver com o meio em que você irá viver. Um bairro completo é aquele que, além de oferecer uma rede integral de serviços essenciais (como bares, restaurantes, supermercados, farmácias, padarias e outras facilidades), também dispõe de fácil acesso às regiões que você mais frequenta e oferece várias alternativas de transporte público à distância de alguns passos. 

 

4. Condomínios novos x antigos

 

Aqui um dilema estrutural na hora de escolher o seu próximo lar. Prédios antigos trazem imóveis mais espaçosos e arejados, além de possuírem paredes e lajes mais grossas que apartamentos em condomínios novos. 

 

Esses, por sua vez, compensam a falta de tamanho dos cômodos com uma variedade de benefícios aos moradores como churrasqueira, área de lazer, academia e lavanderia. Defina qual perfil atende melhor suas necessidades ao realizar sua busca!

Como escolher o apartamento dos seus sonhos

 

5. Aspectos e detalhes que levam à perfeição

 

Outro fator importante em sua jornada é a utilização correta de mecanismos de busca como plataformas de oferta de imóveis e sites de corretoras.

 

A possibilidade de “filtrar” as opções traz itens como ‘região’, ‘bairro’, ‘facilidades do condomínio’, ‘tamanho do imóvel’, ‘quantidade de dormitórios’ e muito mais para facilitar sua busca. Das inúmeras opções iniciais, esse refinamento dos critérios dará a você no máximo umas dez opções. Uma delas certamente será o apartamento dos seus sonhos!

 

6. Não tenha medo de fazer perguntas

 

Seja lidando com um corretor de imóveis ou com o proprietário em pessoa, nunca tenha vergonha de fazer quantas perguntas quiser sobre o imóvel em eventuais visitas. Um imóvel é bem caro e você tem todo direito de saber tudo sobre ele antes de comprá-lo!

 

Anote previamente questões sobre a qualidade das instalações elétricas e encanamentos; benfeitorias que foram realizadas no imóvel como a presença de móveis embutidos na cozinha e nos dormitórios; e até mesmo sobre a vizinhança e bons lugares para se frequentar nas redondezas! 

 

Quando estiver próxima de realizar a conquista, respire tranquilamente. Pense em tudo que te levou até esse lugar: todas as histórias, todos os caminhos – das frustrações às alegrias – e valorize esse grande momento. Você o mereceu e ele agora faz parte de você. Agora, pronta para fechar negócio, realize o seu sonho!

 

Boa sorte em seu novo capítulo e até a próxima!


 Fotos: rawpixel

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

3 comentários:

  1. Oi Betty, ótimas considerações que devem ser avaliadas. Para mim a mobilidade, ter fácil acesso aos locais de trabalho e escolas foi fundamental na minha escolha. Essa questão do novo X antigo também é bem importante. Eu optei pelo novo, mas se tivesse que fazer uma mudança agora, provavelmente optaria pelo antigo (pé direito alto, paredes consistentes e tal).
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Jane Quintela de Carvalho20 de novembro de 2020 14:35

    Oi Betty... nós quase compramos uma casa, mas optamos por construir e dá trabalho, muito
    trabalho... hoje estamos quase finalizando e não nos arrependemos, mas essas dicas de compra de imóveis são preciosas.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! Estou na fase de procurar um lugarzinho no interior para morar. A pandemia me fez repensar essa questão. Quero muito um quintal, poder olhar para o céu e não para o muro do prédio vizinho...
    Bjs

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita