Mentiras que contamos para nós mesmas e que atrapalham a vida

 

Mentiras que contamos para nós mesmos

Quem nunca se deu conta que está dourando a pílula? Que está mentindo para si mesma? Se você já se deu conta de que mente pra si mesma, então já é meio caminho andado para parar de mentir e começar a agir de outra maneira, mas na maioria das vezes é muito difícil assumir que estas mentiras existem e atrapalham a vida.

A auto-ilusão pode parecer boa, mas não é, pois iludir-se nos leva a inação, a continuar na zona de conforto, ainda que esta zona de conforto não seja um bom lugar para estar.

Como o ano está começando e eu adoro fazer listas (quem me segue aqui no blog já sabe disso), resolvi fazer uma lista das mentiras que tenho contado para mim mesma, sendo que algumas eu já solucionei, mas outras ainda não, e vou pegar pesado em 2021 para parar de me auto-iludir.

Por que estou colocando esta lista aqui? Porque me dei conta que a maioria desta mentiras que me conto, as pessoas também contam para si mesmas. Dê só uma olhada e veja se você se identifica com alguma ou algumas delas


Mentiras que contamos para nós mesmos

Eu estou gorda

 

Esteja você dois quilos acima do ideal, ou dez quilos ou mesmo oitenta quilos, se você está acima do peso há mais de um ano, você não ESTÁ gorda, você É gorda, pare de se auto-iludir! Quem está, é porque está numa condição transitória que vai ser resolvida em curto ou médio prazo, mas quem é já tem aquilo incorporado ao seu físico, ao seu estado mental.

É mais fácil solucionar o estar do que o ser, mas não é impossível, só é impossível solucionar se você está vivendo uma mentira.

Primeiro pare de se iludir, segundo marque uma consulta com uma nutricionista.

- Mas eu vivo bem com o meu peso...

Resposta: Aí é outro caso, você é plus size e se dá bem com o seu tipo de corpo, com o seu estilo de vida, mas pare de dizer que você está gorda, pois quem diz que está, diz porque não aceita aquilo que é.

Esta condição de estar e ser não vale apenas para peso, mas para muitas outras coisas na vida. Quem diz que “está bem casada” está passando a ideia de temporariedade do casamento; já quem “é bem casada”, passa a ideia de estar num relacionamento duradouro e sólido.


Mentiras que contamos para nós mesmos

É uma pessoa difícil, mas no fundo é um boa pessoa

 

Eu tenho a mania de que minimizar os defeitos das pessoas e dizer que fulano ou fulana é uma pessoa difícil, quando na verdade a pessoa tem um comportamento que beira a insanidade. Já fui chamada a atenção por este modo de agir por algumas amigas.

Diminuir o comportamento de uma pessoa problemática e dizer que ela é apenas um pessoa difícil de lidar, pode ser até educado, mas a verdade é que quando você realmente acredita na sua própria mentira, você baixa a guarda e deixa que a tal “pessoa difícil” atinja você com o seu temperamento insano.

Se a pessoa está se comportamento mal com você e com os outros, pare de dizer que ela é difícil, esta pessoa é um problema familiar e social e o mínimo que você pode fazer por você mesma é se afastar para não ser atingida pela maldade deste ser. Existem pessoas que são do mal e não vai ser definindo estas pessoas como pessoas difíceis que elas vão mudar.


Mentiras que contamos para nós mesmos

Eu sei que ele vai mudar

 

Eu já andei falando sobre este assunto aqui no blog, pois já vi mulheres lindas, inteligentes e bem sucedidas apostando em verdadeiros vagabundos e fracassados, sempre na esperança que elas vão mudar o comportamento de seus companheiros.

Desculpe, mas não se iluda, ele não vai mudar por você.

Você pode mudar a si mesma, mas não o comportamento das pessoas com quem você convive, mesmo que entre essas pessoas esteja o seu companheiro.

- Você está dizendo que as pessoas nunca mudam?

Resposta: As pessoas mudam, mas para isto precisam ter sofrido um grande abalo (pode ser um abalo positivo, não apenas tragédias fazem as pessoa mudarem), ou decidirem que vão mudar e procurarem ajuda terapêutica para esta mudança.

Pessoas não mudam porque outras pessoas querem que elas mudem.

Se você ama alguém que não tem uma vida bem sucedida e/ou um comportamento exemplar, aceite o que ele é, ame-o como ele é, pois ele não vai mudar por você.


Mentiras que contamos para nós mesmos

Depois eu faço

 

O “depois eu faço” é a tal da protelação ou procrastinação. Me dei conta que eu deixo muitas coisas para amanhã quando eu fiz a minha listinha de metas para 2021 e muitas destas metas estão se repetindo ano após ano.

Outra coisa, me sinto muito mal quando eu deixo as coisas para amanhã e o amanhã chega.

Este ano comprei uma agenda de papel e coloquei do lado do meu laptop no escritório. Estou me prometendo ir ticando as coisas que eu fiz e não protelar mais as que eu tenho que fazer.

Meu depois vai ser o meu agora.


Mentiras que contamos para nós mesmos

Não tenho tempo

 

Esta é a pior mentira que alguém pode se contar e, com a pandemia e isolamento social, e caí na falta de tempo. Por falta de tempo, diminuí o número de posts semanais no blog. Por falta de tempo, deixei de fazer caminhadas. Por falta de tempo, deixei da me exercitar diariamente.

Daí minha enteada sugeriu que eu voltasse a fazer terapia. Mas cadê tempo? Foi aí que ela me mostrou que tempo é algo que a gente faz.

Hoje, lendo o livro “Mulheres Que Correm Com Lobos”, a autora, Clarissa Pinkola Estés, cita a falta de tempo como sendo uma das maiores mentiras que as mulheres se contam.

Quando entro no redemoinho da falta de tempo e começo a ver que vão faltar horas no meu dia, paro e converso comigo mesma dizendo que meu dia tem 24 horas e que vai dar tempo para fazer tudo o que eu quero e preciso fazer.

Eu andei tão maluca com esta falta de tempo nesta pandemia, que quanto mais eu me cobrava tempo, mas eu me enrolava e fazia o tempo faltar.

Agora estou consciente que o tempo é meu, basta eu usá-lo da melhor maneira possível, pois vai dar tempo para fazer tudo e para tudo tem seu tempo.

 

Você já se contou algumas destas mentiras ou tem alguma mentira que você se conta e que não se encontra nesta lista?


Poster do filme Pinocchio, de 2019, como abertura, todaas as demais são pxhere

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

11 comentários:

  1. Betty, tu sempre colocando o dedo na moleira,rs...Muito boas as "mentiras" trazidas.A auto-ilusão é péssima...Adorei te ler e a imagem maravilhosa! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      É um chacoalhão de inicio de ano para sair da inércia.
      :)
      Beijos

      Excluir
  2. Hello, querida Betty!
    Pior que mentiras atrapalham a nossa vida de todo jeito.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa,
      Parecem coisinhas de nada, mas que fazem um rombo na vida. É hora de começar um ano novo com novas atitudes.
      Beijos

      Excluir
  3. Betty, meu abraço pelo texto tão impiedoso, mas certíssimo. Me vi em muitos aspectos citados, mas minha graça é saber quanto já fiz de mudanças! Estou ainda gatinhando, mas melhorarei! Grande abraço e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      O texto é para dar um chacoalhão em mim mesma, que vivo mentindo para mim mesma. Em algumas coisas já melhorei, em outras ainda preciso melhorar, mas já me conscientizei o que é um grande primeiro passo.
      A gente aprende...
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Betty, de fato vivemos arranjando desculpas....nos sabotando na verdade. Se formos francas e muito diretas com nós próprias, economizaremos tempo e teremos melhores resultados. Belas verdades vc colocou no seu texto. Beijos, Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val,
      Brigadim. Não adianta a gente se cobrar sem tomar providências. Este ano eu espero dar um jeito em mim. rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  5. Super me identifiquei com essas mentiras. Algumas delas eu já me desvencilhei, já outras são mais difíceis.

    Bom fim de semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson,
      Eu também ainda me pego em algumas, mas vamos lá, temos um ano todinho para mudar.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Betty... eu não costumo mentir para mim mesma, parece que tenho umas vozes
    que falam: "isso, você vai conseguir", outra diz" pare de se enganar", rsrsrs
    Já menti muito em relação a assuntos amorosos, mas isso em um passado bem distante!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita