Selagem eu fiz e recomendo

 

Selagem ou selamento capilar

Deixei o meu preconceito de lado e fiz selagem no meu cabelo e estou adorando. Sim, eu tinha preconceito contra selagem, pois tinha feito uma vez e meu cabelo, que é liso, ficou mais liso ainda e eu não conseguia nem fazer rabo de cavalo, pois não parava nem xuxinha!

Olhava aqueles cabelos muito lisos na rua e pensava: não quero isto pra mim novamente. Passei anos longe da selagem ou selamento capilar, mas o danado do cabelo ficava parecendo uma vassoura de piaçava cada vez que eu lavava, e dá-lhe chapinha para esconder o frizz, daí ficava lindo e brilhante, até a próxima lavada. Assim estava eu, gastava trinta minutos para lavar o cabelo e passar máscara hidratante, daí iam mais uns quarenta minutos para secar, pois meu cabelo é fino e tem luzes, quem tem luzes no cabelo sabe o quanto o danado fica poroso e com as cutículas abertas, daí secar vira um sacrifício. Não bastasse gastar uma hora e dez minutos secando, lá se iam mais meia hora para passar chapinha e baixar o frizz. Virou um tormento, pois quanto mais chapinha eu passava, mais poroso o cabelo ficava, mais frizz tinha e mais tempo levava para deixar o cabelo com um aspecto aceitável.

Depois de anos de suplício resolvi fazer selagem, só que desta vez foi bem mais light.

A selagem é bem mais light do que a escova progressiva, que muita gente chama de escova agressiva, e foi bem rápido fazer.

 
Como foi feita a selagem?

 

Não sei se minha cabeleireira usou algum produto com formol ou só usou queratina, mas ela começou lavando meu cabelo com um xampu antirresíduos, daqueles que deixam o cabelo como uma corda de tão ressecado, e depois passou um produto que lembrava um creme para pentear, algo como um leave in. Depois secou o cabelo e passou chapinha. Em uns quarenta minutos o procedimento estava finalizado.

 

Recomendação logo após a selagem

 

Minha cabeleireira só me recomendou que ficasse vinte e quatro horas sem lavar o cabelo, e nem mesmo tomasse chuva. Bastou falar que não podia molhar, choveu como se o mundo fosse acabar em minha cidade e eu tive que ir de um canto para outro com um guarda-chuva. Mesmo eu tendo carro, para sair dele precisava usar o guarda-chuva.

No dia seguinte, depois de lavar pude ver que meu cabelo ficou bem natural.

 

Ganhando mais tempo em minha vida depois do selamento capilar

 

Hoje eu lavo o cabelo e seco só a raiz, quando muito jogo um jato de ar na parte de baixo do cabelo para ajudar a secar. Não gasto mais de quinze minutos para secar o cabelo (para que gastava mais de uma hora e meia para dar jeito no cabelo, foi um ganho de tempo e tanto!).

Meu cabelo é naturalmente liso e voltou a ter brilho. Se prendo num coque ele ganha ondas leves e fica com um movimento muito legal.


Selagem ou selamento capilar

Selagem é recomendada por dermatologistas

 

Não pesquisei sobre selagem antes de fazer em meu cabelo, mas sim depois e vi que muitos dermatologistas recomendam a selagem, pois, a carga de queratina que o cabelo recebe, ajuda a fechar as cutículas e deixar com um aspecto mais saudável.

 

Mudança do tom do cabelo após a selagem

 

Da primeira vez que eu fiz, embora tenha feito com a mesma cabeleireira, meu cabelo ficou amarelo ovo, pois é um cabelo artificialmente loiro (sim, sou castanha, nascida loira em um salão de cabeleireiro), e o tom amarelão só saiu na segunda lavagem quando eu usei uma máscara desamareladora. Desta vez o produto deve ter sido outro, pois não alterou a cor do cabelo. Como fazia muitos anos que eu não fazia selagem, ela não soube dizer qual foi o produto que usou da primeira vez e nem a razão de ter ficado amarelo ovo.

 

A selagem pode ressecar o cabelo?

 

Dizem que em alguns casos, se a selagem for feita por amadores, pode ressecar o cabelo, pois a queratina pode ter um efeito contrário, então não recomendo que você faça o procedimentos em casa. Eu tenho visto muitos vídeos ensinando como fazer selagem em casa, mas realmente eu não tentaria e não recomendo. Melhor gastar o seu dinheirinho com um bom profissional do que ver seu cabelo triturado, parecendo que foi mastigado e cuspido por um boi. Tem coisas que é melhor nem tentar fazer.

 

A selagem alisa o cabelo?

 

Fique tranquila, não alisa e pode ser feita por quem tem cachos, o que acontece em cabelos cacheados é que os cachos ficam mais largos, mas não ficam lisos.

 

De quanto em quanto tempo você pode fazer selagem?


Pode fazer de três em três meses. Como ainda não fiz pela segunda vez, não sei dizer se o segundo procedimento fica igual ao primeiro, mas espero que sim.

 

Queda de cabelo e selagem

 

Meu cabelo tem caído menos na hora de lavar depois da selagem e eu acho que isto acontece porque eu traciono menos o cabelo ao passar a máscara hidratante, bem como uso pouco a escova na hora de secar.

 

Selagem pode diminuir o volume do cabelo

 

Meu cabelo é fino e liso, e o frizz deixava com um pouco de volume, este volume diminuiu, mas não muito. Acho que se você tiver um cabelo mais grosso do que o meu, nem vai notar a diminuição do volume, mas no meu caso eu notei.

 

Como fazer a selagem durar mais

 

Como eu tenho o cabelo normal com as pontas mais secas, eu lavo o cabelo duas vezes por semana, e dizem que se você lavar o cabelo com muita constância, tipo dia sim de dia não, a selagem vai embora mais rápido, mas este não é o meu caso.

Então se puder lavar o cabelo duas vezes por semana, a chance da selagem durar mais é maior.

 

Eu estou muito satisfeita com o resultado da selagem e recomendo muito, independentemente do tipo de cabelo que você tenha, mas não espere uma grande durabilidade se o seu cabelo for oleoso, pois vai ter que lavar mais vez. Pretendo repetir o processo e virar freguesa, pois me libertar do secador está sendo uma verdadeira benção! Hoje eu acho que deveria ter feito isto antes.

 

Você já fez selagem no seu cabelo? O que achou?


Fotos: Jessie Dee Dabrowski via Unsplash e Polina Tankilevitch via Pexels

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

10 comentários:

  1. Oi Betty... eu já fiz, por três anos seguidos, mas agora estou voltando para os cachos, mas isso não quer dizer que não farei outra vez, é uma técnica que gosto bastante, o procedimento foi o mesmo que o seu, eu só tinha preguiça de secar toda vez que lavava, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Ainda não me sinto segura pra deixar o cabelo molhado, mas quando o dia estiver bem seco, vou tentar.
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro novidades nessa área, mas confesso que meu cabelo não aceita isso bem, ele tem estrutura do cabelo afro, mas sem a felicidade de cachear, o meu fica apenas arrepiado e um pouco ondulado. Quando tento qualquer coisa dá muito errado, antes tentava, agora desisti estou na fase aceitação, seguindo uma rotina de cronograma capilar caseiro e ele curtinho, mas basta deixar crescer que testo as novidades de salão novamente. Adorei ver que o processo atual está mais simplicado e melhor. Viva a ciência e os avanços tecnologicos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide,
      Da primeira vez que fiz, ficou liso demais! Agora a estrutura do cabelo ficou preservada, mas ficou mais hidratado, mais brilhante. Gostei muito!
      Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      A foto é ilustrativa. Meu cabelo está um pouco mais curto e bem mais claro. A foto do meu cabelo não tinha pixels suficientes para o blog.
      Beijos

      Excluir
  4. Que lindo Betty, obrigada pela dica!
    A cor está maravilhosa!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty!
    A selagem tem a mesma composição de uma progressiva com a diferença de que é mais fraca!
    Exatamente para quem quer diminuir o volume ou o frizz e não quer cabelos "lambidos"
    Vai formaldeido na composição sim, até porque sem ele não se consegue esse resultado, várias empresas dizem não ter, falam que é a base de tioglicolato de amônia, acido oxalico, carbocisteina, aminoácidos... e por aí vai.. mas nenhum desses produtos sozinhos tem o poder de alisar o cabelo como as pessoas querem, muito menos manter assim por 3 meses.
    A queratina então é uma enganação, shampoo, condicionador, com queratina não faz diferença, pra ter efeito ela precisa ser nano (uma molécula muitíssimo pequena pro conseguir penetrar na fibra capilar, custa bem caro!!) E só funciona com fonte de calor!! Pra dar brilho. Se coloca em excesso ela deixa o cabelo seco e duro, causando até quebra.
    Muitos profissionais juram de pes juntos não ter formol, alguns acreditam nisso porque o vendedor diz... mas fazem isso por causa de toda a polêmica causada pelas grandes indústrias que perderam milhões quando as progressivas apareceram. Ou seja, tudo pelo poder financeiro.
    Trabalhei muitos anos na área e já falei com grandes químicos do mundo todo sobre tudo isso.

    Enfim, vc já é linda de qualquer jeito, seu cabelo ficou maravilhoso, aproveite! Se joga e seja feliz. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabilia,
      Meu cabelo está muito macio e brilhante, mas mal completou um mês e o efeito está passando.
      Acho que deve ter formol, mas não perguntei para a minha cabeleireira.
      Obrigada pelas informações.
      Beijos

      Excluir
  6. Que legal...meu cabelo branco tem muito frizz, uso leave-in direto...
    Será que no cabelo grisalho dá certo?
    Vou conversar com minha cabelereira, ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita