13 hobbies ou passatempos para aliviar o estresse

 

Hobbies ou passatempos para desestressar

É comum que os níveis de ansiedade e estresse aumentem durante os dias de isolamento social, mas isso não significa que eles ficarão conosco para sempre.

Foi pensando em aliviar o estresse que fiz uma pesquisa sobre os melhores passatempos ou hobbies para a pandemia, pois eu já tinha tratado do tema aqui no blog, mas em uma época em que podíamos sair sem medo de um vírus que está circulando no ar.

Separei 13 hobbies divertidos e baratos, que você pode ter ou fazer sem sair de casa e todos eles têm a capacidade de afastar os problemas do dia a dia e com a vantagem de que também irão aumentar seus níveis de criatividade e coordenação física.

1.Origami

Hobbies ou passatempos para desestressar

Você pode começar com figuras simples e aumentar o nível de dificuldade aos poucos. Têm muitos sites e vídeos que ensinam origami passo a passo aqui na internet.

2. Reforme suas roupas


Hobbies ou passatempos para desestressar

Talvez costurar uma roupa todinha seja muito para você (para mim foi e desisti de ser minha própria costureira), mas que tal reformar as suas roupas?

Você pode transformar uma calça jeans comum em um jeans rasgado, pode tirar as mangas de um vestido que há muito tempo não usa, pode customizar uma camiseta. Gastando nada, ou quase nada, você pode renovar seu guarda-roupa.

3. Desenhe uma história em quadrinhos


Hobbies ou passatempos para desestressar

Quando eu era criança eu passei por uma fase de criar histórias em quadrinhos. Ficava horas, às vezes dias, bolando o enredo, criando os personagens e desenhando.

Que tal dar uma chance para a cartunista que existe em você?

Mesmo que seus personagens sejam feitos de palitinhos, pouco importa, vai desenvolver sua imaginação.

4. Faça Ioga


Hobbies ou passatempos para desestressar

Você não apenas reduzirá seus níveis de estresse, mas também tonificará seu corpo e obterá equilíbrio emocional.

5. Toque um instrumento musical


Hobbies ou passatempos para desestressar

Violão, bateria, flauta ou teclado, a escolha é sua! No Youtube você encontra tutoriais gratuitos de acordo com seus gostos e nível de conhecimento.

6. Dance


Hobbies ou passatempos para desestressar

É a tal da história: dance como se ninguém estivesse olhando. Aproveite para dançar, soltar seu corpo no ritmo da música e talvez aprender novos passos com os tutoriais que você encontra online.

7. Faça suas próprias bijuterias


Hobbies ou passatempos para desestressar

Eu tenho um arsenal de contas, fechos e armações para brincos em casa. Sempre que quero algo novo para usar, monto alguma peça exclusiva.

Hoje é bem fácil você encontrar peças para bijuterias para comprar online por ótimos preços. Que tal começar uma produção de bijus? E você pode até ganhar dinheiro com este hobby.

8. Experimente um quebra-cabeças


Hobbies ou passatempos para desestressar

Este hobby ajudará a melhorar seus níveis de concentração, observação e paciência. Além disso, é barato e você pode praticá-lo com sua família, amigos ou namorado.

9. Escreva


Hobbies ou passatempos para desestressar

Quando eu fazia terapia, meu terapeuta me dizia que sempre que algo estivesse me fazendo mal, ou me deixando confusa, que eu escrevesse, pusesse no papel o que estava sentindo. Sentimentos escritos ganham uma nova dimensão, ficam mais claros. Escrever é terapêutico!

10. Livros para colorir


Hobbies ou passatempos para desestressar

Há uns anos atrás os livros para colorir para adultos viraram febre, depois foram perdendo a força, até que quase sumiram, mas ainda podem ser comprados em livrarias, físicas ou online, ou melhor ainda, no Pinterest você encontra inúmeras opções de livros para colorir  e pode imprimir gratuitamente.

Compre um caixa de lápis de cor, e deixe os seus dias cheio de cores.

11. Leia quantos livros puder


Hobbies ou passatempos para desestressar

Livros levam você para outro mundo, além de melhorar a sua escrita e cultura.

Existem muitos livros disponíveis gratuitamente na internet. Eu adoro ler no tablet, mas se você não se adapta bem aos e-books, pode comprar ou pedir emprestado livros para parentes e amigos.

12. Cozinhar


Hobbies ou passatempos para desestressar

Muita gente tem virado chefe de cozinha durante o isolamento social. Além do ato de cozinhar transformar você em uma verdadeira cientista dos ingredientes, também é um passatempo bastante econômico, pois você vai deixar de gastar em restaurantes caros.

13. Maratonando


Hobbies ou passatempos para desestressar

As plataformas de streaming estão lançando inúmeras séries novas e elas são muito legais. Pegue uma ou mais e maratone. É divertido e ajuda a se desligar dos problemas.

 

Se você não se identificou com nenhum destes passatempos, então dê uma olhada nesse post para descobrir como encontrar o seu hobby ou passatempo.

Veja também:

25 hobbies ou passatempos muito bacanas


Fotos: PxHerefreepikPexels (Elijah O'Donnel, KoolShooters, RF. Studio, Thirdman), Unsplash (Le Creuset)

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

12 comentários:

  1. Olá Betty, hobbies são fundamentais na nossa vida, talvez mais ainda nestes tempos loucos que correm, mas sempre essenciais para o nosso equilíbrio e bem estar. Além de ajudar a passar o tempo, nos faz descobrir vertentes, gostos e skills que até aí desconhecíamos. Eu, quando estou nas minhas costuras, pintando moveis ou lendo, me dedico e me foco de tal forma que até esqueço da vida que segue. Todas as 10 sugestões são válidas. Outro dia assisti uma live sobre pintura em cerâmica, quem sabe não se torna um novo caminho? estou sempre em busca de coisas que me ponham para cima. Beijos, bom resto de semana! Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val,
      Eu estou bem sem tempo nesta pandemia, mas de todos estes passatempos só não tentei tocar um instrumento, mas foi por respeito ao ouvido do marido e dos vizinhos.
      Beijos

      Excluir
  2. oieeee

    Só sei: dançar, pintar, assistir séries, escrever( não tem sido meu forte nem leituras).

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,
      Sempre fui uma boa leitora, mas estou enroscada com o livro Mulheres Que Correm Com Lobos que está difícil de avançar e não quero largar.
      Beijos

      Excluir
  3. Jane Quintela de Carvalho3 de março de 2021 15:26

    Oi Betty... já estou fazendo muitas coisas daí: cozinhar, maratonar, dançar, pintar, fazer bijoux... é comigo mesma. E faxinar, pensa que me tira o estresse, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane,
      Faxinar me estressa! Deus me livre! O pior é que virei cinderela nesta pandemai. rsrssrs
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Betty! Estou sempre inventando coisas! Gosto de muito de aprender!
    Ando até bem menos "nas telas", cheia de coisas para fazer!Beijo carinhoso, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jossara,
      Nesta pandemia eu me vi um bocado abarrotada, pois tive que assumir o serviço de casa sozinha, coisa que não estava acostumada, então não anda me sobrando tempo, mas adoraria ter tempo para montar um quebra-cabeças, pois faz muito tempo que não faço isto.
      Beijos

      Excluir
  5. Quebra-cabeças: AMO. Leio muito também ~ e acho que nem considero mais um passatempo, faz parte do meu dia a dia mesmo. Adoraria saber tocar um instrumento musical, mas não sou muito coordenada para isso. Hahaha! Ioga eu pratico há anos ~ aliás, preciso retomar a prática, que ficou BEM prejudicada com a pandemia (ao contrário de muita gente, que começou a praticar nesse último ano, o que é maravilhoso!). Um beijo Betty :*

    ResponderExcluir
  6. Olá Betty,
    O que eu mais tenho feito é maratonar séries, me ajudam muito a desestressar.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita