Como arranjar tempo para mim mesma sem culpa

Como ter mais tempo para mim

Nunca houve um momento mais importante para se colocar em primeiro lugar. Para fazer o check-in, veja como você está se sentindo, pense no que você precisa e agende um horário só para você.

'Tempo Para Mim’ soa tão indulgente, não é? É hora de fazer o que você quiser. Mas em tempos como este, pode ser um pouco salva-vidas.

Então, o que acontece se você achar que é quase impossível fazer? Não consigo me lembrar de uma época em que minhas noites e fins de semana fossem tão livres. No entanto, quando eles rolam, eu não pareço estar passando nenhum momento precioso passando máscaras faciais enquanto me deleito em um banho de espuma quente. Ou fechando as cortinas e curtindo com um filme que estou desesperada para assistir há anos. Por que isso acontece?

“Achamos que o 'tempo para mim' precisa ser grandioso ou elaborado, então isso nos sobrecarrega e não começamos”, diz a psicóloga e especialista em bem-estar, Suzy Reading.

“Nós nos distraímos com todas as outras coisas que precisam ser feitas e não nos preocupamos com a nossa saúde - afinal, nós merecemos quando estamos sendo produtivas, certo?”

As pessoas muitas vezes se sentem culpadas por tirar um tempo, ou sentem que precisam merecê-lo primeiro, ela continua: “Temos que ticar nossa lista de 'tarefas' até a conclusão antes de podermos parar - e nossa lista de 'tarefas' hoje é infinita, então, quando haverá um 'bom' momento para descansar? ”

Como ter mais tempo para mim

Quantas de nós temos listas infinitas que são realmente impossíveis de ticar? Mesmo quando nos sentimos exaustas e tiramos algum tempo para descansar, muitas vezes ficamos ali agitadas com milhões de coisas que deveríamos fazer em casa. É por isso que os feriados são tão maravilhosos, porque você não está em casa, então você não pode fazer todas essas coisas. Em vez disso, você pode realmente tirar algum tempo para relaxar. Mas estamos de férias em casa agora, e muitas vezes obtemos nossas recompensas com a produtividade.

“Acho que a pandemia foi uma experiência muito difícil e desorientadora para muitos de nós”, acrescenta o psicoterapeuta Toby Ingham. “Por um lado temos mais tempo em casa, mas por outro fica difícil aproveitar esse tempo. Não podemos ficar juntos com amigos, então podemos acabar nos sentindo culpados por não passarmos tempo de qualidade o suficiente com os outros. Além disso, pessoas ocupadas tendem a se fixar nas coisas que deveriam estar fazendo e na realização de tarefas. Essa mentalidade pode ser difícil de mudar. No entanto, este é um comportamento aprendido - quando crianças, 'tempo para mim' era geralmente uma hora de brincar - e não estava associado à culpa. Foi um momento de diversão. ”

Então, tudo se resume ao hábito, realmente? “O descanso não é indulgente ou preguiçoso”, observa Reading. “Devemos priorizar nossa saúde e bem-estar. Às vezes, descansar é a coisa mais produtiva possível. ”


Como ter mais tempo para mim

O que é 'Tempo Para Mim'?

Não saber por onde começar é uma barreira genuína. “O relaxamento é uma espécie de arte perdida”, diz Reading, “então as pessoas precisam de inspiração fácil e acessível para trazer o tempo para si mesmas de volta à vida cotidiana - e não igualar o meu tempo ao tempo na tela”.

O tempo livre pode ser absolutamente qualquer coisa que faça você se sentir maravilhosa. Exercício ou alongamento, uma caminhada, ouvir um podcast, cozinhar enquanto ouve suas músicas favoritas, ler, registrar no diário, criar qualquer tipo de arte (sem qualquer pressão para impressionar ninguém, inclusive você), tomar banho, respirar, cantar - literalmente qualquer coisa que faça você feliz. Pense nisso - o que o faz você feliz? Com certeza que não é limpar a casa, fazer comprar num supermercado online ou lixar as unhas.


Como posso começar?

Reading recomenda começar reconhecendo que o tempo livre é essencial para lidar com o estresse e a ansiedade da vida diária - e há muito disso no momento. “Não é apenas bom ter um tempo livre, é vital; mas para diminuir a culpa, precisamos nos conectar com o que o tempo livre facilita em nossa vida”. Pense como isso pode torná-la uma mãe melhor, uma colega mais produtiva ou uma parceira mais feliz.


Como ter mais tempo para mim

Ela também sugere a escolha de práticas que não ocupem muito tempo. Experimente adicionar pequenos momentos para você em seu dia: "Uma única posição de ioga, alguns goles saborosos de sua xícara de chá olhando para fora da janela, massageando um pouco de creme para as mãos depois de lavá-las, algumas respirações compassadas, uma música para levantar seu astral...”.

Não é muito demorado, mas pode fazer uma grande diferença. Se ajudar, faça um plano para o seu tempo livre. Defina como desafio desfrutar de cinco minutos de tempo livre todos os dias, ou 30 minutos três vezes por semana - algumas pessoas acham mais fácil manter as coisas dessa maneira. É semelhante a correr uma corrida - antes de se inscrever para essa corrida, você nunca encontrou tempo para correr, mas uma vez que está marcada, de repente o plano de treinamento é quase que obrigatório.

“Quanto mais priorizarmos, melhores nos tornaremos”, diz Ingham. “É como qualquer hábito.”

Crie diariamente um espaço em branco, para que possa preenchê-lo com uma atividade de sua escolha  - raramente acontece por conta própria, conclui Reading. “Não deixe um momento de paz passar despercebido - escolha como você o gasta. Faça isso mesmo que se sinta culpada. A lavagem de roupa pode esperar. ”

 

Texto inspirado em reportagem da Revista Savoir Flair


Fotos: 1- Jan Baborak e 3- Feeh Costa via Unsplash e 2- Cottonbro e 4- Burst via Pexels

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

8 comentários:

  1. Sempre temos tempo. Mas, insistimos em viver na procrastinação. Eu estava assim, agora pouco a pouco tenho mudado os meus hábitos e tirado esse tempo para mim! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila,
      Meu problema não é procastinar, mas sim me abarrotar de coisas e mais coisas e depois não ter tempo para mim.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Betty, post perfeito para mim. Nunca precisei tanto de um tempo para mim. E olha que eu sempre procurei reservar esse tempo. Mas como disse no post eu preciso de tempo sem culpa, sem grandiosidade, aliás, só na simplicidade. Sem pensar nas listas do tanto que tenho e quero fazer. Sinto bem isso de que fico pensando tanto no que fazer no meu tempo que não faço nada, não começo. Nossa, amei o post. Vou ler e reler.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris,
      Eu ando lidando muito mal com o tempo! Estou tentando me corrigir e arrumar tempo para pequenas coisas.
      Beijos

      Excluir
  3. Jane Quintela de Carvalho21 de abril de 2021 19:21

    Oi Betty... esse tempo indeciso de ficar em casa, voltar pra escola, ficar em casa de novo é que me irrita muito. Ando meditando e tentando controlar minha falta de paciência para todo esse vai e vem.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes não é fácil arranjar tempo.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Eu faço listas intermináveis... mas a pandemia tem me ensinado a ir com calma, no meu ritmo, sem me cobrar de mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jussara,
      Já me dei tanto trabalho que foi preciso eu me reorganizar. Agora estou mais equilibrada.
      Beijos

      Excluir

Blogs que valem uma visita