Como usar a internet de forma saudável

 

Regras e dicas para usar a internet de forma saudável

Como uma das blogueiras brasileiras sobreviventes (as gringas não passam por crise nos blogs, que continuam populares e crescendo), eu fico muito tempo online e com esta pandemia a minha relação com a internet, que não era nada saudável, se intensificou, pois além de me dedicar às pesquisas para o blog, agora uso a internet para me relacionar com as pessoas, pois o isolamento social me obrigou a isso.

Olhando a minha situação de estar na frente da tela do laptop, ou na frente da tela do tablet ou do celular, resolvi me analisar e analisar a relação com a internet das pessoas com quem eu convivo.

Não posso dizer que aprendi a usar a internet de forma saudável, mas consegui criar regras que tem facilitado muito a minha vida virtual e real.

Acho que minhas regrinhas autoimpostas podem ajudar a você também que está passando muito tempo conectada.

 

10 dicas para usar a internet de forma mais saudável

 

1. Não acorde com a Internet 

Tomar café da manhã, passear com o cachorro, ler um livro, qualquer coisa ... faça alguma coisa antes de entrar na Internet. Pense nisso como uma forma de se preparar - física, mental, emocional, moral, etc. - para tudo o que virá no seu dia.

Regras e dicas para usar a internet de forma saudável

2. Não permaneça conectado ao whatsapp indefinidamente 

Verifique suas mensagens duas ou três vezes ao dia. Ninguém vai morrer se você não responder àquele meme no seu grupo de família, certo?

Eu sei que é difícil ficar longe do whatsapp; eu tenho usado para fechar negócios, marcar consultas, alugar apartamentos e receber documentos importantes, mas tenho tomado o cuidado de não passar o dia com os olhos grudados na telinha do celular.

Veja as mensagens dos amigos de manhã e à noite, por exemplo, e reserve um tempo para tratar dos assuntos mais sérios sem que eles tomem conta de todo o seu dia. Isso vale também para os seus e-mails, facebook, instagram, tik tok e outras redes sociais.


3. Não compartilhe memes ou links indiscriminadamente 

Leia e releia os links antes de compartilhar. Cuidado para não se tornar uma propagadora de fake news. Tem muita boataria e inverdades circulando nas redes sociais, portanto cuidado com o que você compartilha.

Pense bem: aquele link vai fazer alguma diferença na vida de alguém para melhor? Se não vai, contenha-se.

Se você não é política, então pare de panfletagem nas redes sociais! Se você não é médica, pare de receitar curas milagrosas das quais você não sabe a procedência!

Não se transforme numa criadora de lixo virtual, pois além de atrapalhar a vida das pessoas, toma muito tempo.


Regras e dicas para usar a internet de forma saudável

4. Não faça refeições com a Internet

Desligue a internet e desligue-se na hora das refeições. Nada mais chato do que almoçar com alguém que fica com o celular do lado durante à refeição verificando o whatsapp.


5. Faça uma coisa - uma coisa inteira e completa - por vez, sempre que for razoável

Se estiver escrevendo um e-mail, ou uma mensagem no whatsapp, escreva tudo de uma vez. Se estiver lendo um artigo, leia imediatamente. Se uma tarefa não pode ser concluída em uma sessão, pelo menos trabalhe nela por um período de tempo razoável, sem interrupção. Em outras palavras, resista ao fascínio do mito da multitarefa. É o canto da sereia de nossa época e vai naufragar sua mente.


6. Limpe sua caixa de e-mail ao final do dia e também o seu whatsapp

Se não for lido, a vida continuará. A gente quer ler tudo, ficar por dentro das coisas, etc.  Se você não limpar sua caixa de e-mail e suas mensagens do whatsapp no final do dia, vai ficar com um acúmulo de coisas para ler no dia seguinte que não vai conseguir dar conta, e a bola de neve começa a rolar. Já me dei conta que tinha mais de 15.000 e-mails acumulados em uma de minhas contas.

A verdade é a seguinte, se não foi resolvido no dia, no dia seguinte também não será. Resolva o que é importante e delete as tralhas virtuais.


Regras e dicas para usar a internet de forma saudável

7. Desligue todas as notificações que ameaçam interromper ou distrair

Mentalmente, tendemos a responder a isso com entusiasmo pavloviano. 

O ruído de notificações do meu celular chegava a ser enlouquecedor, pois um sininho irritante ficava me avisando quando eu tinha um novo seguidor no pinterest, e eu não paro de crescer no pinterest (nem quero parar)! Chegava um e-mail, e dá-lhe sininho, whatsapp, idem, instagram também, eu parecia uma rena de Papai Noel!

Tirei o som das notificações para poder prestar atenção no que realmente merece a minha atenção. Acredite, faz a diferença!


 8. Desligue os dispositivos quando estiver com outras pessoas

Além disso, feche o laptop ao falar com outra pessoa. Isso pode parecer estranho, reacionário, nostálgico, antiquado, crítico ou mesquinho. Eu vejo isso como uma forma de permanecer minimamente civilizada e decente, quer receba ou não a mesma civilidade e decência em troca. Se precisar atender a uma ligação ou mensagem de texto, indique educadamente e faça-o. Melhor isso do que atender disfarçadamente o dispositivo enquanto tenta dar a impressão de estar prestando atenção na pessoa que está na sua frente. Essa é uma charada sem sentido, e todos os envolvidos sabem disso.

Nem preciso dizer que ler mensagens do whatsapp enquanto está falando com alguém é de uma grosseria sem par!


Regras e dicas para usar a internet de forma saudável

9. Dê uma pausa e saia da frente das telas durante o dia 

Para não ficar o tempo todo na mesma posição e acabar com a minha coluna triturada (ela já está, mas estou tentando preservar o pouco que restou), coloco o timer do meu celular ou do smartwatch para avisar que meus 35 minutos diante da tela acabaram e me obrigo a levantar, tomar uma água ou um cafezinho.

Por volta das 16:00 horas me obrigo a parar e sair para dar uma caminhada de 30 minutos pelo meu bairro.

Não trabalhar de forma continuada diante do laptop aumentou a minha produtividade.

Se dê pequenos intervalos, pois vai melhorar a sua performance no trabalho e também a sua qualidade de vida.


10. Não vá para a cama com a Internet

Em como acordar de bom humor andei falando sobre o mal que faz ir dormir levando junto o seu tablete ou celular, então dê uma olhadinha para lembrar, pois eu tenho certeza que você sabe que não deve fazer isso.


Fotos: Energepic, Rodnae, Cottonbro, Andrea Piacquadio - via Pexels e Bruno Nascimento - via Unsplash

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Betty, demais esse post! Regras básicas, né? Eu nunca vou dormir, nem acordo com internet. Deixo meu telefone na sala, bem longe mesmo para não cair em tentação. Hahaha! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Jane Quintela de Carvalho30 de abril de 2021 09:52

    Oi Betty... excelentes dicas, o whatsapp é algo que tenho que verificar sempre, já logo no notebook o whatsappweb pois as aulas nós estamos fazendo com a ajuda desse dispositivo. Mas as outras mídias eu estou bem longe, e longe de toda a toxicidade de algumas pessoas que não têm nada de bom senso.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que bloquear umas pessoas. Fiz com dor no coração, mas estavam enchendo o meu whatsapp de tralhas e mais tralhas. Por mais que eu não respondesse e não interagisse, parecia não ter a mínima importância.Falta de bom senso total!
      Beijos

      Excluir

Blogs que valem uma visita