Porque você deve lavar suas roupas novas antes de usar

 

Porque você deve lavar suas roupas novas antes de usar

Quem é mãe sabe que deve lavar as roupas dos bebês ou das crianças antes de usá-las, pois você não sabe por quantas mãos passaram aquelas roupas até chegarem no corpo da(o) sua (seus) filha(o), mas confesso que nem sempre tomei este tipo de cuidado comigo mesma e muitas vezes usei roupas sem lavar, como moletons e principalmente casacos e blazers. Para falar a verdade, devo ter alguns casacos que nunca viram água na vida, saíram da loja e foram direto para o corpo.

Calças jeans eu sempre lavei antes de usar, pois o tecido tem um goma, que deixa as peças duras e incômodas, então pedem água antes de serem usadas pela primeira vez.

Esta semana chegou uma camisa branca que comprei online e ela estava branca de doer nos olhos, mas o tecido tinha alguma goma, o que o deixava um pouco áspero então resolvi lavar antes de usar.

Normalmente eu bateria este tipo de roupa na máquina de lavar, mas resolvi colocar de molho em um balde para soltar a goma. Depois de algumas horas fui tirar a roupa do balde e a água estava cinza! A camisa, que parecia branca puríssima, estava muito suja! Não dava pra ver a sujidade da roupa, mas na água ela mostrou realmente a sujeira!

Daí eu fiquei pensando em como aquela roupa acumulou tanta sujeira. Uma roupa não fica pronta em um piscar de olhos:

1. O tecido foi feito em alguma fábrica. O tecido da minha camisa em questão, é 100% algodão. Imagine que os fardos de algodão chegam numa fiação cheios de impurezas e vão ser limpos até possam ser processados e transformados em fios que irão para a tecelagem. Na tecelagem os fios são transformados em tecido. Por aí já dá para sentir que o processo da transformação do algodão em tecido já passou por duas fábricas e várias máquinas. Não vou dizer que as máquinas são sujas, mas limpas também não são.

2. Depois que o tecido está pronto ele é transportado para uma confecção onde será manuseado para ser cortado, depois costurado. Etapas onde vai adquirindo mais pó e impurezas.

3. A roupa estando pronta é embalada e enviada para as lojas onde serão vendidas. Mais uma vez sua linda roupinha vai enfrentar um meio de transporte ou mais, vai ser manuseado por várias pessoas e quando chegar ao local vai ser desembalada para ser colocada à venda.

4. Se você for comprar numa loja física, vai ver que sua roupa pendurada em araras, em um local onde várias pessoas podem manusear e imagine também o pó que está recebendo antes de você leva-la para casa.

5. Se você comprar online como eu fiz, a roupa vai sair de um depósito e ser embalada para ser enviada para você.

Sentiu só a quantidade de poeira, mãos e outras contaminações que a sua roupa passou para chegar até você? Depois de ver aquela água cinza no balde da minha nova camisa que parecia branquíssima, fiquei imaginando como devem estar meus casacos de inverno e vou separá-los para mandar para a lavanderia, pois algumas roupas não dá para lavar em casa, por mais cuidado que se tenha.

A partir de hoje vou lavar tudo o que eu comprar, até mesmo cachecóis e lenços de seda, pois acredite, eles são bem mais encardidos do que eu e você podemos imaginar.

Você lava todas as roupas novas que compra antes de usar, ou, como eu, usava ou usa algumas sem lavar mesmo?


Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

11 comentários:

  1. As roupas das crianças sempre foram lavadas anted so uso. Já as minhas ,muitas e muitas foram direto ao consumo... Mas é mesmo importante lavar! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      A camisa branca me assustou! Estava realmente encardida!
      Beijos

      Excluir
  2. A gente se preocupa em lavar as roupas das crianças, lingerie... mas se for pensar, como você diz, no trajeto que elas fazem até nós🤔 Precisamos lavar tudo!
    Bom dia Betty!⚘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yves,
      Até a roupa chegar no nosso corpo já andou muito por aí, e andou pegando sujeira!
      Beijos

      Excluir
  3. A roupa dos meus filhos eu lavava sempre antes de usarem, mas as minhas só costumo lavar algumas peças. Realmente é muito importante lavarmos tudo antes de usarmos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Depois de ver o caldo que saiu da minha camisa branca, agora vou passar tudo na água!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu tenho mania de lavar tudo, desde roupas de vestir até roupas de cama, mantas, almofadas. Tudo. Não consigo usar se não passar por lavagem. Tenho mania, sempre fui assim. Bjs. Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      Agora você vai me deixar cismada com as almofadas!!! Roupas de cama eu sempre lavei antes de usar, mas blazers e casacos eu não lavava.
      Beijos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi com a minha mãe a lavar todas as roupas antes de usar.

      Excluir
  6. Jane Quintela de Carvalho4 de julho de 2021 20:44

    Oi Betty... sempre lavo as das crianças, as minhas eu já usei sem lavar, mas depois que
    vi uma reportagem de como as roupas vêm sujas eu comecei a lavar.
    Ótima dica para todos!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita