Biotina é a pílula da beleza para unhas fortes e cabelos bonitos

 

Biotina para unhas fortes e cabelos bonitos

Você pode ter visto anúncios que juram que tomar biotina lhe dará o cabelo de uma modelo comercial de shampoo, uma pele brilhante ou unhas fortes. Uma forma de vitamina B, também conhecida como vitamina B7, a biotina tem atraído muito entusiasmo - mas quando se trata de nutrição, pode ser difícil saber o que é real e o que é exagero.

Como andei contando aqui no blog, eu tive problema de queda de cabelos, e andei usando Keranat (é caro, mas hoje está mais barato do que quando eu tomei). Também já fiz um tratamento na área de estética com aparelho de alta frequência e acabei comprando o aparelho para usar em casa. O aparelho de alta frequência tem suas vantagens, pois estimula a circulação, é barato e fácil de usar, mas tem a desvantagem de quebrar com muita facilidade por ser ching-ling. Depois do segundo aparelho quebrado, e sem ter quem conserte na minha cidade, acabei desistindo.

No último tratamento que que fiz com uma dermatologista, ela indicou, entre outras coisas, o uso da biotina e nos últimos tempos notei que minhas unhas estão bem mais fortes.

Nunca tive unhas fracas, mas vez por outra elas quebravam, como todas as unhas, ou eu achava que o normal seriam estas quebras ocasionais, mas como as unhas em formato estileto entraram na moda, resolvi deixar minhas unhas crescerem. Na foto que coloquei ilustrando o post elas ainda não estavam no tamanho total que ficaram.

Devido ao comprimento, achei que as unhas acabariam quebrando, afinal, eu uso muito o teclado do computador, porém não aconteceu. Minhas unhas estão muito fortes e saudáveis, sem manchas esbranquiçadas, com o leito das unhas bem liso e sem deformidades! Com certeza é efeito da biotina, pois não tive nenhuma mudança na minha alimentação que justifique a melhora das minhas unhas.

Embora as unhas estivessem muito legais no novo formato e comprimento, acabei por lixá-las bem rentes, pois não conseguia usar o celular direito com elas grandonas.

Muita gente está fascinada pela biotina pelo seu efeito no cabelo, na pele ou nas unhas, mas ela pode fazer muito mais pelo seu corpo do que melhorar a aparência desses três itens. Aqui está o que você deve saber sobre a vitamina, além de saber se tomar suplementos de biotina é uma boa opção para você.

 

O que é biotina, exatamente?

Esta vitamina B é um nutriente essencial para o seu corpo. Você provavelmente está mais familiarizado com a biotina como suplemento, mas ela na verdade é encontrada em alguns alimentos.  Para mim, que sou vegetariana, nem sempre pode ocorrer uma deficiência de biotina.

Se você é vegetariana e quer conseguir essa vitamina sem tomar nenhum comprimidinho, então saiba que ela pode ser encontrada em nozes, sementes, vegetais como batata-doce, espinafre e brócolis


Biotina para unhas fortes e cabelos bonitos

O que a biotina realmente faz?

A biotina ajuda no metabolismo de ácidos graxos, glicose (em outras palavras, açúcar no sangue) e aminoácidos em seu corpo.  A biotina ajuda a transformar carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos que você ingere na energia necessária.

Ajuda até mesmo a manter o funcionamento normal do seu sistema nervoso.

 

Como você pode saber se precisa de mais biotina?

Na verdade, não existe uma quantidade recomendada de biotina na dieta, então é difícil saber exatamente quanto você deve ingerir regularmente.  Calcula-se que adolescentes e adultos provavelmente devem receber de 30 a 100 microgramas por dia. 

O problema é o seguinte: na verdade, é muito raro ter uma deficiência de biotina se você seguir uma dieta variada. 

As coisas são um pouco diferentes durante a gravidez, no entanto: pelo menos um terço das mulheres grávidas têm uma ligeira deficiência de biotina, mesmo quando têm mais do que a quantidade média de biotina em sua dieta. A deficiência de biotina pode causar erupções cutâneas ao redor dos olhos, nariz e boca, bem como convulsões, unhas quebradiças e cabelos ralos.

Se você suspeita que tem deficiência de biotina, converse com sua(seu) médica(o): ela(e) pode pedir um exame de sangue para descobrir se é esse o caso.

Minha dermatologista fez todos os exames antes de me receitar biotina, e ela me prescreveu a quantidade de 5 mg por dia, o que é bem mais baixo do que o recomendado, mas junto com a minha alimentação, é o suficiente. Havia um receio de que eu tomasse biotina, pois tive câncer de mama e há a suspeita de que a biotina possa desenvolver tumores (não necessariamente malignos) em pessoas que tenham tendência, daí a grande razão de suplementação ser mais baixa para mim, do que a normalmente recomendada.

 

O que você deve saber sobre tomar um suplemento de biotina?

Para começar, muitos suplementos de biotina contêm muito mais biotina do que a quantidade geralmente aceita de que você precisa por dia, com muitos suplementos contendo de 1.000 a 10.000 microgramas de biotina por comprimido. Se você tomar biotina em excesso, é provável que apenas urine o que não precisa. Não há evidências de que a biotina seja tóxica em níveis elevados.

Mas há outra coisa que é muito importante ter em mente. Tomar suplementos de biotina pode interferir nos resultados de muitos testes de laboratório diferentes que testam o sangue. Se você está tomando suplementos de biotina e tem um exame de sangue agendado, se recomenda interromper os suplementos três dias antes do trabalho de laboratório. 

Eu fiz uma densitometria óssea há pouco tempo e pediram que eu suspendesse o uso da biotina dois dias antes da realização do exame.

Se você deseja tomar um suplemento de biotina, provavelmente não vai ter nenhuma contraindicação - apenas mencione isso à(ao) sua(seu) médica(o) primeiro para ter certeza de que não há problemas potenciais com sua saúde. 

Embora a biotina seja um suplemento alimentar e não um remédio, quem melhor pode indicar a quantidade correta para que você fique com unhas fortes, cabelo lindo e uma pele radiante, é a sua ou o seu dermatologista.


Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

4 comentários:

  1. Que interessante Betty, eu não sabia sobre o efeito da Biotina nas unhas.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Excelente e informativo post.
    Desconhecia o efeito tão positivo da Biotina.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Betty! Eu gosto da ideia de ingerir os nutrientes através dos alimentos, mas nem sempre é possível (especialmente no caso de uma deficiência de determinado nutriente). De vez em quando eu tomo uns multivitamínicos, mas acho que nunca tomei algo com biotina ~ bom saber para futura referência! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Jane Quintela de Carvalho16 de julho de 2021 10:51

    Oi Betty... já tomei biotina junto com um complexo de vitaminas, e realmente minhas unhas ficaram mais bonitas na época. Ótima dica!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita