Tatuagem de flor de lótus significado fascinante

 

Tatuagem de flor de lótus simbologia

Entre os temas mais amados no mundo das tatuagens certamente está a flor de lótus, um símbolo de renascimento, pureza e muito mais. Descubra o significado dessa tatuagem fascinante!

 

Junto com a rosa e o girassol, a flor de lótus é um dos motivos florais mais populares no mundo das tatuagens. Deve a sua fama à rica tradição que a vê como protagonista nas culturas orientais, onde ao longo dos anos se tornou um símbolo de renascimento, feminilidade e muitos outros conceitos fascinantes. Quer saber os detalhes, o significado da flor de lótus como tatuagem, descobrindo também as possíveis variações em função da cor e do formato da flor escolhida, então venha comigo...

Se você está à procura de ideias para a sua próxima tatuagem e para a sua primeira tatuagem, então pense com carinho na flor de lótus.

Tatuagem de flor de lótus simbologia

O simbolismo da flor de lótus em várias culturas

Hoje, essa flor passou a fazer parte de diferentes culturas ao redor do mundo, mas é preciso reconhecer que deve muito à cultura oriental e, acima de tudo, ao budismo. De acordo com essa filosofia de vida, de fato, as oito pétalas da flor de lótus representam um de seus princípios fundamentais, que é o caminho óctuplo.

Além disso, esta planta cresce em pântanos, lama e águas estagnadas. Suas raízes têm origem na terra, na "imundície" da Terra. Porém, a flor não é afetada por esse contexto “degradante”, pelo contrário, quando floresce, mostra sua beleza sem contaminação. Suas pétalas e folhas são capazes de se manter limpas porque são hidrófilas, ou seja, são capazes de reter moléculas de água, mas expelem partículas externas. Devido a essa característica, para os budistas, a flor de lótus também é um emblema de pureza, tanto da mente quanto do corpo, de desenvolvimento espiritual e desapego do mundo material.

Tatuagem de flor de lótus simbologia


Podemos encontrar significados mais ou menos análogos no hinduísmo. Os hindus chamam essa flor de Padma e, segundo eles, é um símbolo de belezapureza e despertar espiritual do indivíduo. Além disso, também é atribuído um rico simbolismo ligado à feminilidade devido à sua conformação. Quando floresce, de fato, lembra o útero, sede de uma nova vida. Assim, na cultura hindu encontramos todas as divindades femininas representadas sentadas (relembrando o ato do nascimento) nesta espécie floral, que se torna um símbolo de nascimento e ressurreição.

Tatuagem de flor de lótus simbologia

Seguindo em direção ao Ocidente, vemos a flor de lótus já conhecida e apreciada pelos gregos antigos, o que lhe confere um significado diferente em relação às culturas do Oriente. Na Odisseia, Ulisses pousa em uma ilha ao norte da África e envia três homens para buscar informações sobre a população. Estes, porém, esquecem o caminho de volta aos navios porque comem a flor de lótus que, segundo a mitologia grega, os nativos comiam. O efeito das pétalas desta planta aquática seria justamente o de sonolência e amnésia. Quando seus homens foram encontrados, Ulisses é forçado a amarrá-los a bordo do navio porque os três se rebelam e querem voltar para a ilha. Tudo isso demonstra como a amnésia atribuível à flor de lótus é algo que, na realidade, muitos gostariam: a capacidade de esquecer o passado, de recomeçar e, portanto, de renascer.

Tatuagem de flor de lótus simbologia

A flor de lótus como uma tatuagem

Como vimos, por trás da flor de lótus existe uma ampla tradição que abrange diferentes culturas. Portanto, a escolha desse tema como tatuagem pode ter múltiplos significados, que variam de pessoa para pessoa. Em primeiro lugar, deve-se dizer que seu significado pode mudar dependendo da forma em que é desenhado. Uma flor de lótus aberta simboliza a criação, enquanto fechada representa oportunidade.

Em geral, muitas mulheres decidem tatuar esta flor em sua pele após o término de um relacionamento, tornando-a um símbolo de esquecimento e renascimento. Como no caso da fênix (água que renasce das cinzas), aqui a flor de lótus significa superar o momento ou a dor e o desejo de um novo começo.

De acordo com alguns, essa versão de tatuagem desta espécie floral representa a distância de alguém que você ama. Muitas vezes é escolhido por quem, por um motivo ou outro, passa muito tempo longe de seus entes queridos e do país de origem.


Finalmente, de acordo com a tradição japonesa, a flor de lótus como tatuagem nunca deve ser combinada com outra espécie floral, pois a primeira vem da água enquanto a segunda da terra e os vários elementos naturais não devem ser misturados. Em vez disso, eles recomendam tatuar o lótus ao lado da carpa koi, um símbolo de coragemdeterminação e vontade de espírito. Juntos, os dois indicariam a vontade do indivíduo de atingir a perfeição ou o próprio renascimento espiritual.

Tatuagem de flor de lótus simbologia

Cada cor tem um significado

Além da forma, o significado de uma tatuagem de flor de lótus pode mudar dependendo da cor que você preferir.

  1. ·         Branco: indica a pureza e perfeição do espírito e da mente.
  2. ·         Rosa: representa as divindades, principalmente devido à influência do Budismo.
  3. ·         Vermelho: sinal de todas as emoções do coração, do amor à paixão e compaixão.
  4. ·         Roxo: esta cor sempre esteve próxima do mistério e da espiritualidade. Como uma tatuagem, a flor de lótus roxa é representada no estágio de botão, indicando o Caminho Óctuplo, um dos ensinamentos de Buda.
  5. ·         Azul claro ou azul: indica a vitória da espiritualidade sobre as paixões e apegos terrestres. Além disso, assume o significado de sabedoria e inteligência.

Tatuagem de flor de lótus simbologia

Onde tatuar a flor de lótus

Comparada a muitas outras tatuagens, a tatuagem da flor de lótus se adapta a diferentes partes do corpo. Há aqueles que decidem fazê-lo em áreas mais ou menos extensas da pele, como nas costas ou ombros, e aqueles que, por outro lado, preferem áreas menores e "escondidas" como o tornozelopunho ou em um lado do pescoço. O significado que você deseja dar à tatuagem não muda de acordo com sua posição, mas é bom escolher o estilo certo de tatuagem para ficar satisfeito com o resultado.

 

Se você ainda não tem nenhuma tatuagem, fica a sugestão de tentar primeiro uma tatuagem temporária, como como estas que estão ilustrando este post.


Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

Um comentário:

Blogs que valem uma visita