Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

 

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Se tem uma coisa que aprendi a fazer bem durante a pandemia é como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha. Pintar o cabelo todo até que é fácil, mas se você fizer isso todos os meses, seu cabelo vai virar uma palha, por mais cuidado pós coloração que você tenha. Ao retocar somente a raiz, você estará tingindo um cabelo virgem e não sobrecarregando de tinta um cabelo que já foi tingido antes.

Eu retoco as minhas raízes de 15 em 15 dias e é mais fácil retocar um raiz pequena do que uma raiz enorme, então não deixe seu cabelo crescer muito senão só um bom salão de cabeleireiro para dar jeito.

Pergunta: Então quer dizer que você nunca vai ao cabeleireiro?

Resposta: Vou sim. Eu uso luzes, então vou retocando a raiz em uma cor sólida, um pouco mais escura do que a das pontas do cabelo, e, de quatro em quatro meses , retoco as luzes no salão de cabeleireiro. Neste intervalo eu aprendi a tingir a raiz do cabelo em casa.

Se você apenas tinge o cabelo, sem fazer luzes, pode ir ao salão um vez a cada seis meses para tingi-lo por inteiro e avivar a cor.

Mesmo que você não use luzes e apenas tinja os cabelos, o retoque das raízes é indispensável. No caso de você usar uma cor sólida, então use a mesma cor das pontas do seu cabelo para fazer o retoque das raízes.

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Para retocar as raízes em casa sozinha você vai precisar de:

 

1. Tintura para cabelos de sua preferência

Eu aconselho que você use coloração sem amônia. Eu uso o Casting, da L’Oréal, mas existem outras ótimas marcas de tinturas sem amônia à venda. Os cabeleireiros costumam chamar a tintura sem amônia de tonalizante.

Muita gente acha que a tintura sem amônia é temporária e/ou que cobre menos os fios brancos: não é verdade. O tonalizante arde menos no couro cabeludo, agride menos os fios, mas tinge da mesma maneira que as tinturas convencionais.

Normalmente a tintura sem amônia é um pouco mais cara do que a tintura comum, mas nada que chegue a assustar e se você for tingir o cabelo em um cabeleireiro, leve a sua, pois dificilmente os salões têm disponível coloração sem amônia.

 

2. Pincel para retoque de raiz

O pincel chatinho com cabo longo vai facilitar muito a sua tarefa, então não tente improvisar fazendo o retoque com uma escova de dente velha, pois o crime não compensa.

 

3. Pente fino com cabo

Existe um pente que já vem com o pincel para tintura: esqueça! O melhor pente é aquele pente comum com cabo, pois é com ele que você vai repartir o cabelo em mechas.

 

4. Piranhas e prendedores

Você vai precisar de um jogo de prendedores de cabelo do tipo “bico de pato”, de plástico e se seu cabelo for médio ou longo é bom ter também um joguinho de piranhas.

 

5. Luvas

Se a tintura que você for usar for clara, você não vai precisar de luvas, mas na maioria das vezes é bom usar luvas para evitar ficar com os dedos manchados.

Eu não gosto das luvas plásticas que vem com a própria tintura, pois elas ficam saindo das mãos e podem furar, então o melhor é comprar luvas de látex descartáveis, aquelas usadas em procedimentos médicos e são vendidas em farmácias.

 

6. Capa plástica

É bom usar uma capa plástica para proteger a roupa, mas se você não tiver uma, basta uma toalha velha, ou branca, pois vai manchar. A toalha branca é mais fácil de tirar as manchas na lavagem.

Vista também uma roupa velha e fácil de tirar, de preferência com abertura frontal, para que você não tenha que tirar pela cabeça, como uma camiseta.

 

7. Tigela de plástico ou vidro

Existe uma tigela de plástico para tintura, mas eu costumo usar qualquer recipiente descartável de plástico, com tampa. Depois que eu acabo de tingir o cabelo, tampo o recipiente e jogo fora. Só não use uma tigela ou recipiente de metal, pois pode reagir com a tinta para cabelo ou tonalizante.

 

8. Espelho (2)

Eu tinjo o meu cabelo no banheiro e só conto com o espelho em cima da pia; para enxergar a parte de trás da minha cabeça, eu penduro um espelho extra na parede de trás da pia.

Se você for sortuda e tiver um banheiro com espelho que dê para ver suas costas, então “parabéns”!

 

9. Creme hidratante para pele

Não precisa ser o seu melhor creme hidratante, pode ser até mesmo vaselina e você vai usar para contornar todo a pele em volta do seu cabelo: testa, orelhas , atrás das orelhas e nuca. Faça isso para evitar manchas na pele.


Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Como retocar a raiz do cabelo sozinha

 

Pronto, você já tem o seu arsenal completo! Prepare a sua tintura de acordo com as instruções do fabricante e vamos começar. Caso você nunca tenha usado a tintura que comprou, faça o teste recomendado pelo fabricante, antes de começar.

 

1. Divida o seu cabelo no meio e prenda um lado com uma piranha, como se fosse uma maria chiquinha unilateral (eu sei, você vai ficar linda!). Depois divida o cabelo que sobrou, a partir do topo da cabeça em uma linha horizontal.

Sua divisão, olhando de cima, vai ficar assim:

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Antes de passar a tintura, passe o hidratante na pele contornando o couro cabeludo.

Passe a tintura de cabelo na risca central na parte da frente do cabelo, com a largura de 1 cm em toda a extensão, em seguir, faça uma risca lateral a esta e passe a tintura.

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Vá passando a tintura com o pincel chato, só na raiz, em linhas paralelas, até completar todo quarto dianteiro da sua cabeça.

Depois de tinto, prenda esta parte com uma piranha e faça a outra parte da frente da sua cabeça, mas antes prenda o cabelo da parte de trás da cabeça, que vai ser tinto no final, em um rabo de cavalo.

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Quando você tiver passado a tintura na parte da frente de sua cabeça, prenda esta parte com uma piranha. Isso mesmo, você vai ficar parecendo um unicórnio!

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Agora divida o cabelo da parte de trás da cabeça e repita o processo como fez na parte da frente e depois prenda o cabelo da parte de trás com outra piranha. Sim, eu sei, não é o penteado mais bonito que uma mulher pode usar.

 

Depois de passar a tintura em todo o seu couro, retoque as raízes contornando todo o couro cabeludo. Como nesta foto:

Como retocar a raiz do cabelo em casa sozinha

Capriche nas têmporas, pois é aí que os cabelinhos brancos costumam persistir.

Dica da minha cabeleireira: Ela me chamou a atenção para o fato de que, a maioria das pessoas que tinge ou retoca as raizes do cabelo em casa, esquece do redemoinho que existe no topo da cabeça, ficando uma ilha sem tintura nessa área, portanto reforce as pincelada de tonalizante no cocuruto.


O tempo que você vai deixar a tintura ou tonalizante na cabeça vai depender muito da marca e recomendação do fabricante, geralmente varia de 30 a 40 minutos.

Depois é só lavar com água morna, como normalmente você faz ao lavar o cabelo no dia a dia.

Eu não gosto do creme revelador que normalmente vem com as tinturas e no pós coloração eu tenho usado o combo Match SOS Cauterização doBoticário e estou apaixonada pela restauração que os produtos fazem no cabelo, recomendo muito.


Fotos: freepik, Marek Mucha via Unsplash, cottonbro via Pexels, todos os gráficos foram feitos por mim e a última foto freepik foi trabalhada por mim.

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

3 comentários:

Blogs que valem uma visita