Verdades Secretas 2 é ruim mas é bom

 

Verdades Secretas 2

Verdades Secretas 2 já está disponível no GloboPlay e eu me senti obrigada a assistir. Confesso que a última novela que eu tinha assistido foi Verdades Secretas 1 e não morro de amores por novelas, mas como gostei da primeira, me joguei na segunda.

Na continuidade de Verdades Secretas, Angel (Camila Queiroz) fica viúva, seu marido more num acidente trágico e ela fica com um filho doente para criar sozinha. O marido a deixou falida, daí Angel volta a modelar e também a se prostituir.

Verdades Secretas 2 perde longe de Verdades Secretas 1, mas ainda assim tem pontos positivos, apesar dos pontos negativos prevalecerem.


O que é ruim em Verdades Secretas 2


1. O texto é fraco

 Os atores, quando conseguem abrir a boca, têm que fazer milagre para dar um pouco de credibilidades ao que estão dizendo, pois o enredo tem a profundidade de pires!

Verdades Secretas 2

2. O enredo parece um queijo suíço de tantos buracos

- O investigador Cristiano (Rômulo Estrela), contratado por Giovana (Agatha Moreira), para investigar a morte de seu pai Alex (Rodrigo Lombardi), consegue descobrir sangue e até uma cápsula da bala que matou Alex, mesmo que na primeira parte da novela, o barco tenha sido periciado e nada tenha sido encontrado.

- Cristiano se envolve com a pessoa que o contratou e com a investigada, demonstrando que profissionalismo não é o seu forte.

- Cristiano é contratado pela Agência de modelos e, devido a um acidente com um dos modelos masculinos, é colocado na linha de frente, como modelo principal do desfile, junto com Angel. Será que não dava para remanejar os modelos mais experientes em vez de colocar um novato como destaque?

- Giovana volta de Paris e quer tomar as redes da empresa que era de seu pai, mas a trama não explica quem estava gerindo a empresa antes dela.

- Cristiano destrói provas na cara de uma perita e ela não toma providência alguma. A polícia brasileira pode não ser um exemplo, mas também não chega a tanto. Se pelo menos Cristiano destruísse as provas de maneira mais discreta...

 

3. Muitas cenas de sexo

Nada contra a sensualidade, mas daí a tampar os buracos do enredo com transas que deveriam ser calientes, irrita qualquer um que tenha ao menos dois dedos de testa!

Quem se lembra da série “How To Get Away With Murder”, cuja protagonista principal era Viola Davis? A série era ótima, até que os roteiristas perderam a mão e para encher linguiça, ou seja, tampar os buracos, começaram a rechear com cenas e mais cenas de sexo. Dava para ficar apostando em quem iria transar com quem, pois virou um nó que pouco importava quem era o assassino e como ele seria defendido em juízo. Isso levou a série para o buraco. Pois bem, Verdades Secretas 2 já começou no buraco e vai ser difícil o Walcyr Carrasco conseguir dar um rumo e criar uma história para tanta transa sem sentido e gratuita.

Para piorar, as cenas de sexo não entusiasmam.

A cena em que Cristiano e Giovana fazem uma dancinha idiota antes da primeira transa é ridícula  e tira toda a credibilidade da cena que virá a seguir.

 

4. Os casais não tem química

Como o enredo é falho, então não tem como criar um clima entre os casais e a química, que deveria transparecer na tela, vai pro ralo.

Quem nunca suspirou ao assistir a cena em que William Thacker (Hug Grant) vê pela primeira vez Anna Scott (Julia Roiberts), em Um Lugar Chamado Notting Hill, e se perde todo, sem saber o que dizer, como se comportar? Ali, naquela cena, a química entre o casal já está definida. Muitos outros casais ficaram famosos no cinema e na TV por transbordarem esta química e nos fazerem sonhar, desejar e torcer por eles.

Verdades Secretas 1 funcionava bem porque a química entre Alex e Angel era fantástica, mesmo que você não conseguisse torcer para o casal ficar junto, pois Alex era um pedófilo, dominador, cafajeste, os dois eram sensuais e verdadeiros juntos.

Esqueça, você não vai torcer por nenhum casal de Verdades Secretas 2, pois eles só transam e basta, não tem química, não tem sensualidade, não transporta o espectador para um mundo mágico.

 

5. Diálogos afetados

Aí parece ser um erro da diretora Amora Mautner, e não do Walcyr Carrasco, pois os atores estão dizendo as falas teatralmente, sem nenhuma naturalidade.

Agatha Moreira já tem uma atuação afetada por si mesma, mas como Giovana ela se supera, não dá para acreditar em nada do que ela diz em cena! É tanta afetação que as falas se tornam caricatas.

 

6. Balada em discoteca dos anos 70/80

Talvez as baladas em São Paulo sobrevivam e revivam depois da pandemia, mas jamais serão como a novela tem mostrado. A boate de Ariel (Sergio Guizé) e Percy (Gabriel Braga Nunes) lembra muito as baladas dos anos 70/80, como o Studio 54 em Nova Iorque, o Regine’s e também o Dancing Days no Rio de Janeiro, onde mulheres lindas, modelos famosas, atrizes eram pagas para enfeitar a casa e chamar clientes.

Este tipo de boate já não existe mais, e as top models estão cada vez mais sendo substituídas por pessoas comuns com que o público consiga se identificar.

Diante da realidade do século XXI e do pós pandemia, aquele tipo de boate não seria real.


O que é bom em Verdades Secretas 2


1. Gente bonita

Escolheram os atores e atrizes mais bonitos da TV brasileira. Agatha Moreira está deslumbrante com o novo corte de cabelo platinado. Sergio Guizé fez um implante capilar que deu certo e ele, que já era bonito, está lindo. Camila Queiros é deusa! Nem preciso falar dos modelos, pois tanto os masculinos como femininos, são divos.

A telinha está lotada de gente linda!

Verdades Secretas 2

2. Estética noir

Verdades Secretas 2 é toda filmada num tom noir futurista. As cores predominantes são o azul e o vermelho, criando um contraste entre o frio e o quente.

Os cenários são limpos, minimalistas, muito neon é usado para dar um ar noturno que lembra Blade Runner 2.

Embora as cenas às vezes exagerem na escuridão, são bonitas quando encaradas como arte visual.


3. Trilha sonora ótima

A trilha sonora é ótima e combina com o visual dark. Eu estava assistindo com o celular na mão para ir pesquisando quais músicas eram aquelas, mas descobri esta listinha:

Two Weeks (FKA Twigs)

The Curse (Agnes Obel)

Shadow (Chromatics)

Your Body Changes Everything – Boy Harsher Remix (Perfume Genius, Boy Harsher)

Smalltown Boy (Bronski Beat)

Oblivion (Grimes)

Help Me Lose My Mind (Disclosure, London Grammar)

Flerte Revival (Letrux)

Heart Of Glass (Blondie)

The Only Way (Tricky)

Funnel Of Love (Wanda Jackson)

You Should See Me In A Crown (Billie Eilish)

Fade To Grey (Visage)

My Name Is Trouble (Keren Ann)

The Fall (Rhye)

Cosmic Dancer (Nick Cave)

You Don’t Know How Glad I Am (Nancy Wilson)

Overpowered (Roisin Murphy)

Summer Kisses, Winter Tears (Mãeana) 

 

4. Figurino maravilhoso

Na verdade o figurino de Verdades Secretas 2 é muito cenográfico, irreal, com muita transparência, roupas coladas, lingerie à mostra, mas é um figurino lindo!

Em Verdades Secretas 1 dava para você desejar uma ou outra peça que os personagens usavam, e os brincos usados pela Fanny (Marieta Severo) bombaram, eu mesma saí como louca atrás deles pela internet até descobri-los a venda em uma loja online. Hoje ninguém corre o risco de morrer de amores por nenhuma roupa ou acessório, pois são cenográficos demais.


5. O personagem Visky cresceu

Visky, representado magistralmente por Rainer Cadete, cresceu muito nesta continuidade de Verdades Secretas e, se para a maioria dos personagens, a fala afetada tem caído mal, para Visky tem funcionado maravilhosamente bem, pois ele é um gay caricato, exagerado, uma borboletinha, como ele mesmo se define.

Se os demais atores derem bobeira, ele vai virar personagem principal, como aconteceu com o Crô (Marcelo Serrado), na novela Fina Estampa.

 

Se você não espera grandes emoções e nenhuma empatia com os personagens, gosta de música boa, gente bonita e cenários legais, então Verdades Secretas 2 vai funcionar bem para você, mas não espere grandes atuações e nem personagens inesquecíveis, a não ser que a trama mude muito depois dos dez primeiros capítulos.

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

9 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho29 de outubro de 2021 10:36

    Oi Betty... não assisti o primeiro, acredita? E não vou assistir esse também, com certeza, rsrsrs
    Na Netflix tem uma série espanhola muito boa chamada Valeria, vale a pena conferir.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Vou dar uma olhada na Valéria, ainda não vi. Obrigada pela dica.
      Beijos

      Excluir
  2. não percebo nada de cinemas, mas gostei do que li. críticas e elogios muito bem formulados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiHermínia,
      É da TV, e vai chegar aí em Portugal, com certeza, pois a primeira parte já passou aí.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Betty, parabéns pela crítica detalhada, você descreveu melhor que qualquer crítico de cinema. Já não tinha interesse em assistir e você só me poupou tempo. Beijão, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Assisti aos 10 primeiros capítulos, mas dificilmente vou assistir aos demais
      Beijos

      Excluir
  4. Excelente crítica... eu já ti há notado que era ruim, mas é ruim demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As críticas boas são todas pagas de alguma forma pela rede Globo e as ruins estão ficando pra trás na busca do Google, mas a segunda parte é muito fraca.

      Excluir
  5. O Valcyr Carrasco precisa ler o seu texto, pois está bem crítico e com pontos congruentes. Ainda não vi essa segunda temporada, mas planejo algum dia. Estou esperando ter mais episódios para assistir. Aliás, hoje saem novos episódios, não é?!

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita