Como manter a casa limpa sempre

 

Dicas de como manter sua casa sempre limpa

Sua casa deve ser um oásis da agitação do dia-a-dia. Todo mundo sonha com o dia que ao entrar em casa ela esteja limpa, com luzes e velas aromáticas se acendendo automaticamente, mas até que esta tecnologia se torne verdade, todo mundo que trabalha fora, precisa encontrar uma maneira de manter a casa limpa sempre. Isto é possível? Sim, é, mantendo a casa limpa todos os dias.

Antes da pandemia eu tinha empregada mensalista, mas fui reduzindo a minha dependência da mão de obra paga para a limpeza, antes mesmo que o isolamento social fizesse com que empregada doméstica deixasse de ser um luxo e virasse uma ameaça a nossa saúde. Durante a pandemia, na fase mais difícil, fiquei com uma faxineira que me ajudava na limpeza uma vez por semana (hoje conto com ajuda profissional na faxina duas vezes por semana). Eu sei que muita gente vai me criticar porque não tem ajuda nenhuma ajuda com a limpeza da casa, mas acredite, para mim, não ter uma ajudante, me levou para um começo de depressão, pois minha casa é grande e eu não conto com a ajuda do meu marido, que tem um problema de coluna severo.

Com faxineira somente uma vez por semana, tive que aprender como manter a minha casa limpa sempre, pois quando deixava acumular afazeres domésticos com os profissionais e me desorganizava, eu quase enlouquecia!


Separei 12 dicas de limpeza para você deixar sua casa limpa o tempo todo

 

1. Faça a cama ao acordar


No minuto em que pular da cama, a primeira coisa que você deve fazer (além de beber um copo grande de água) é arrumar a cama. Isso levará menos de um minuto para fazer e fará com que seu quarto pareça arrumado automaticamente.

Dicas de como manter sua casa sempre limpa

2. Guarde os pratos limpos da noite anterior enquanto prepara o café da manhã


Só porque você está esperando o café coar, não significa que você deva automaticamente ir até o telefone e rolar a tela. Em vez disso, guarde os pratos que você lavou na noite anterior para que tenha espaço no escorredor ou dentro da máquina de lavar louça para completar outra rodada.



3. Pegue todos os itens soltos que sobraram antes de se deitar


Depois de um dia de trabalho, ninguém sonha em entrar em casa e começar uma faxina pesada, mas se antes de dormir você guardar o livro que estava lendo na estante, lavar o copo que usou para tomar vinho na frente da TV, enfim, recolher as pequenas coisas que vamos espalhando pela casa quando chegamos, você verá que não vai demorar mais do que 10 minutos e fará uma diferença enorme na limpeza e organização da sua casa.


Dicas de como manter sua casa sempre limpa

4. Pendure suas roupas e guarde os sapatos quando chegar emn casa do trabalho


Sei que pode ser uma pena pendurar suas roupas quando você chega em casa do trabalho, mas isso vai lhe poupar muito tempo. Ao fazer isso, você saberá exatamente onde está tudo e não entrará em pânico ao tentar encontrar aquele item específico quando estiver atrasada para o trabalho.


5. Limpre os restos de comida enquanto cozinha


Limpar enquanto você cozinha é uma maneira fácil e eficaz de minimizar o estresse de fazer o jantar ou um lanche noturno. Jogue fora os restos de comida quando terminar de cortar os vegetais e lave alguns pratos enquanto a comida está cozinhando. Quando o jantar estiver pronto, você provavelmente já terá feito a maior parte do trabalho.


Dicas de como manter sua casa sempre limpa


6. Arrume as almofadas do sofá antes de ir para a cama


Depois de assistir à sua última série ou noticiário do dia, desligue a TV e arrume as almofadas do sofá. Arrume-as com capricho para que pareçam que você nunca sentou lá em primeiro lugar e estão apresentáveis ​​para olhar logo de manhã.


7. Limpe a bancada da cozinha depois de cozinhar


Você não só precisa lavar a louça e jogar fora os restos de comida, mas também limpar a bancada da cozinha quando terminar de cozinhar. Tudo o que você precisa é de um pano de limpeza para se livrar facilmente de bactérias e respingos, para que você não precise esfregá-los pela manhã.


Dicas de como manter sua casa sempre limpa

8. Limpe a bancada do banheiro depois de fazer sua rotina de beleza


Depois de completar sua higiene noturna e fazer seu skin care, pegue uma esponja e limpe ao redor da pia para se livrar de qualquer cabelo, pasta de dente ou maquiagem. E enquanto você faz isso, limpe seu espelho para não se distrair com sujeira e poeira ao tentar pentear o cabelo. 


9. Lave as roupas assim que acumularem itens suficientes


Se você tem filhos ou mora com alguém que usa muitas roupas durante o dia, pode ser uma boa ideia lavar essas roupa no final de cada dia. Isso poupará seu tempo e evitará que você gaste um dia inteiro lavando e dobrando itens.


10. Limpe os controles remotos e o telefone


Gaste 5 minutos para limpar os controles remotos e o telefone com um desinfetante. Essas duas coisas podem carregar muitos germes porque as tocamos constantemente com as mãos.



Dicas de como manter sua casa sempre limpa


11. Dê aos objetos um lar permanente


Se você tende a perder as coisas facilmente, convêm começar a dar um lar permanenete a certos itens. Tenha um lugar perto da porta onde você possa pendurar as chaves e colocar seus sapatos, e uma cesta em cima da sua mesa de centro onde você possa jogar sua correspondência ou controle remoto. A criação de vários lugares especiais em sua casa permitirá que sua casa fique bem organizada sem ter as coisas espalhadas por todos os cantos.


12. Limpe os líquidos derramados na hora


Quando você acidentalmente derramou seu suco matinal na mesa de vidro de centro ou uma taça de vinho caiu no tapete, não deve esperar um ou dois dias para limpar a sujeira, pois será 10 vezes mais difícil de limpar. Em vez disso, limpe imediatamente, para que você não tenha que fazer isso pela manhã.


E você, tem alguma dica para manter sua casa sempre limpa?



Fotos via Unsplash

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

Um comentário:

  1. Jane Quintela de Carvalho16 de novembro de 2021 14:34

    Oi Betty, excelentes dicas... eu não tenho ajudante na casa nova, estou a procura de pelo menos 1 vez na semana, mas por aqui está bem difícil achar alguém que limpe bem, e se não limpar como eu limpo eu acabo ficando estressada de pagar por um serviço mal feito, rsrsrs Mas por aqui todos me ajudam, filhos e marido e vamos levando!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Blogs que valem uma visita